ENSAIO DE CISALHAMENTO DIRETO, AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA ALTURA DA AMOSTRA – PRENSA MATEST

CORDÃO, Paula Catarina Mendes1; NETO, Luiz Russo2;

Introdução:A resistência ao cisalhamento dos solos pode ser determinada através de ensaios de laboratório. Um dos ensaios consagrados para determinação destes é o ensaio de cisalhamento direto. O presente trabalho visa apresentar resultados de ensaios de cisalhamento direto em solo granular objetivando avaliar a influência da altura da amostra nos resultados, através da utilização de pedras porosas.

Objetivo:Os ensaios de cisalhamento foram realizados no prédio de Laboratórios do Curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, utilizando a prensa automatizada MATEST e a areia normal brasileira nº30 padrão IPT, de grãos uniformes médios retidos na peneira de 0,6 mm. Foram realizados ensaios de caracterização do solo, sendo eles de massa específica e massa específica aparente solta seca para a determinação das características da areia. A opção pela areia normal padrão IPT visa diminuir a variabilidade dos elementos envolvidos na resistência ao cisalhamento

Metodologia:Foram iniciados os ensaios de cisalhamento direito na caixa metálica bipartida quadrada de lado 10 x 10 cm, com um total de vinte ensaios, sendo dez com a utilização de pedras porosas e dez sem. As amostras foram submetidas a dez diferentes níveis de tensões normais, variando de 2,63 kPa a 90 kPa e a uma velocidade de deslocamento de 0,67 mm/min. Os resultados de todos os ensaios foram analisados em planilha Excel.

Resultados:Utilizando as envoltórias de Mohr-Coulomb encontrou-se, para os ensaios sem a utilização de pedras porosas, ângulo de atrito interno de 39,4º para a coesão igual a 4,5 kPa e 41,7º para a coesão igual a zero, e para os ensaios com a utilização das pedras, encontrou-se ângulo de atrito interno de 39,0º para a coesão igual a 5,5 kPa e 41,8º para a coesão igual a zero.

Conclusões:Os resultados permitem concluir que não foi constatada influência nos parâmetros de resistência ao cisalhamento para as condições ensaiadas.

Palavras-chave: Ensaio de cisalhamento direto. Solo granular uniforme médio. Resistência ao cisalhamento dos solos.