PROPOSTA DE REVISÃO DA LITERATURA: PRINCÍPIOS, PRÁTICAS E TECNOLOGIAS PARA A INDÚSTRIA 4.0

MARCONDES, Gabriela Hansen1; COSTA, Sergio Eduardo Gouvea da2;

Introdução:No atual contexto de crescente consumo energético no mundo, preocupações paralelas surgem quanto à sustentabilidade, financeira e ambiental, de tal aumento. Para o setor industrial, principal consumidor global de energia, estas preocupações tomam proporções ainda maiores, uma vez que qualquer alteração no preço ou disponibilidade de energia tem um grande impacto no lucro e produtividade dessas. Assim, torna-se importante a investigação do domínio da eficiência energética. Por outro lado, a indústria 4.0 vem ganhando força pois permitem que dados de máquinas sejam coletados em tempo real, através de sensores, por exemplo, e analisados em seguida de forma a auxiliar a tomada de decisão. A presente pesquisa buscou contribuir para tal interseção da eficiência energética com a indústria 4.0 através da realização de uma revisão sistemática da literatura com finalidade de propor um framework que integre as informações encontradas na revisão.

Objetivo:Esta pesquisa tem como objetivo geral realizar uma revisão sistemática da literatura (RSL) sobre a indústria 4.0 visando compreender seus princípios, práticas e tecnologias que estejam relacionados a eficiência energética na manufatura. Como produto final desta pesquisa será elaborado um framework a respeito da temática, estruturando as informações levantadas pela RSL.

Metodologia:Para a realização desta RSL, optou-se por utilizar o método Knowledge Development Process – Contructivist (ProKnow-C), escolhido pela necessidade de uma metodologia que permitisse a modelagem do material analisado através do propósito de pesquisa específico devido à carência de conteúdo relevante que seja alinhado ao tema e até pela recência do mesmo. Foi identificado a oportunidade de inclusão de uma etapa final adicional ao ProKnow-C, de inclusão de artigos por referência. Com isto, obteve-se o o acervo final de 29 artigos.

Resultados:A execução de uma metodologia completa como o ProKnow-C integrada com a elaboração de mapas mentais para cada artigo lido permitiu a construção de um framework integrando todo o material lido. Este framework buscou apresentar de maneira visual e clara o que é necessário para integrar indústria 4.0 com gestão de eficiência energética em uma organização e permite que gestores de energia na manufatura tenham a visibilidade de como a aplicação de tecnologias da indústria 4.0 com finalidade de gerir sua eficiência energética se estrutura e quais fatores internos e externos devem ser considerados.

Conclusões:Esta pesquisa possui uma importante relevância para a literatura pois, além de suas contribuições com a revisão sistemática da literatura e a proposta do framework, integra ainda um ainda pequeno acervo de pesquisas a respeito desta importante interseção entre a indústria 4.0 e a gestão de eficiência energética que vem ganhando destaque por sua possibilidade de gerar economias financeiras e ambientais ao setor que mantém a posição quase constante de maior consumidor energético no mundo.

Palavras-chave: Iniciação científica. Indústria 4.0. Eficiência energética. Revisão sistemática da literatura. Framework.