RETRO ANALISE DE PROVAS DE CARGA ESTÁTICA

RODRIGUES, Barbara Natalia1; NETO, Luiz Russo2;

Resumo

Introdução:O presente trabalho apresenta a retroanálise de provas de carga estáticas em estacas hélice contínua, executada sobre formação Guabirotuba. São estimados recalques a partir do método de Aoki e Lopes (1975) comparando-os com o valor de recalque obtido por ensaios de prova de carga. Os resultados das provas de cargas utilizados nesse trabalho, realizadas pela Fugro In Situ Geotecnia Ltda, foram fornecidos pela Msc. Laísa Berno Benetti, proveniente do banco de dados de sua dissertação de mestrado.

Objetivo:Realizar a retroanálise de provas de carga em estaca hélice contínua executada na Formação Guabirotuba, pela metodologia proposta por Aoki e Lopes (1975). Pretende-se que, ao final da pesquisa, sejam feitas recomendações sobre os elementos envolvidos.

Metodologia:Para a estimativa do recalque no topo da estaca, pelo método de Aoki e Lopes (1975), são consideradas duas parcelas de recalque, o recalque devido à deformação elástica da estaca e o recalque pela deformação do maciço de solo na ponta da estaca (VÉSIC, 1975). Para estimar a deformação que ocorre no fuste da estaca foi utilizado o princípio da lei de Hooke. E para estimar o recalque que ocorre no maciço de solo, na ponta da estaca, foi utilizado o programa desenvolvido em 1989, por Nelson Aoki em linguagem basic, ambiente MS-DOS. O programa utiliza a integração numérica da solução de Mindlin e fornece o deslocamento vertical na ponta da estaca.

Resultados:Para o cálculo do recalque total no topo da estaca, foram realizadas três combinações com o módulo de deformação do solo e o módulo de elasticidade do concreto, a primeira considera os dois lineares, a segunda considera o primeiro linear e o segundo não linear e por último os dois não lineares.

Conclusões:Os resultados obtidos neste trabalho, dos recalques estimado pelo Método de Aoki e Lopes (1945) ao serem comparados com o recalque obtido nas provas de carga estáticas, realizada em estaca hélice continua, sobre formação Guabirotuba, demonstraram-se satisfatórios.

Palavras-chave: Previsão recalque. Estaca hélice contínua. Formação Guabirotuba.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador