A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS GESTORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE CURITIBA.

BOMFIM, Ana Beatriz Costa1; FILIPAK, Sirley Terezinha2;

Introdução:A pesquisa tem como tema a formação continuada dos gestores das escolas estaduais. Será que a Secretaria do Estado do Paraná está oferecendo formação continuada aos gestores e futuros gestores?

Objetivo:Analisar o processo de formação dos gestores das escolas estaduais de educação básica de Curitiba, PR, de modo que caracterize o perfil do gestor e identifique as estratégias e condições oferecidas para a formação desse profissional.

Metodologia:A metodologia utilizada foi por meio da abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e documental. Na abordagem qualitativa todo o processo da pesquisa é importante, não sendo necessário levantar dados estatísticos. A pesquisa bibliográfica é utilizada nos estudos sobre o assunto em questão, utilizando autores de referência na Gestão Escolar, como Libâneo (2012), Lück (2011), Paro (2015) e Cury (2002). A pesquisa documental tem grande importância ao interpretar as legislações como fonte primária. A coleta de dados é realizada nos sites disponíveis pelos sistemas de ensino do Paraná.

Resultados:O estado do Paraná disponibiliza, por meio de seu sistema de ensino, dois programas de formação continuada para os gestores das escolas estaduais: o Gestão em Foco e o Progestão. O Gestão em Foco está organizado, na modalidade a distância, em 11 módulos que trabalham diversos temas de grande aprendizagem. A sua modalidade presencial, com seu último encontro em 2018, trouxe diversas temáticas presentes na realidade desse profissional. O Progestão está constituído na modalidade a distância, com previsão de uma carga horária de 270 horas. São 10 módulos no total, que trabalham temas de natureza pedagógica e não somente administrativa. Além deles, há programas que auxiliam na iniciativa da formação de gestores, como: Escola de Gestores, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e o Sistema Universidade Aberta Brasileira.

Conclusões:A formação continuada dos gestores é importante para que esses profissionais e futuros gestores adquiram conhecimento fundamental para exercer suas funções. Dessa maneira, os programas disponibilizados pela Secretaria do Estado do Paraná oferecem conhecimento para que os gestores possam liderar, sendo autônomos e promovendo a gestão democrática. É importante concluir que a formação continuada precisa proporcionar continuadamente o desenvolvimento de profissionais com competência técnica, administrativa e, acima de tudo, pedagógica.

Palavras-chave: Gestão Escolar. Formação Continuada. Estado do Paraná.