A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS GESTORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE CURITIBA.

JUNIOR, Anderson Alves dos Santos1; FILIPAK, Sirley Terezinha2;

Resumo

Introdução:O presente trabalho intitulado como A Formação Continuada dos Gestores das escolas Municipais de Educação Básica no Município de Curitiba. busca por meio da investigação responder quais são os procedimentos adotados pela rede de ensino quando existe a necessidade de uma formação continuada dos gestores escolares das escolas

Objetivo:Identificar as estratégias adotadas pelo município de Curitiba para a formação desse gestor como também identificar as condições oferecidas ao mesmo, que atua na educação básica de Curitiba

Metodologia:Para a realização desse trabalho foi utilizada a abordagem da pesquisa qualitativa com a utilização da pesquisa bibliográfica e documental, especialmente em programas de formação em nível de Brasil bem como em Curitiba. Para a fundamentação teórica, além da pesquisa em sites da Secretaria Municipal de Educação no município de Curitiba, se fez necessário levantar pesquisas que traziam indicadores sobre tal temática e a respeito das leis vigentes sobre como é compreendido pelo Brasil e por Curitiba o processo de formação continuada dos gestores

Resultados:O presente estudo foi pautado na busca pela caracterização de todo o processo de formação continuada dos gestores escolares. No Ministério da Educação existem algumas iniciativas, com programas de formação de gestores a distância e o Município de Curitiba possui algumas propostas de formação continuada comum a diversidade de especialidades de temáticas tais como: legislação educacional, estatuto da criança e adolescente, noções administrativas, lei de diretrizes e bases da educação nacional, plano nacional de educação, gestão de recursos humanos, gestão financeira, relações interpessoais, entre outros temas e funções que fazem parte do cotidiano da gestão escolar

Conclusões:Pode-se concluir com essa pesquisa que existem diversas formas de formação continuada por parte de programas de governo, contudo é perceptível a necessidade de ampliação e regularidade, para que essas formações se tornem mais efetivas na concretização dos Planos Municipais e Nacionais de Educação.

Palavras-chave: Formação. Gestores. Liderança. Escolas Públicas Municipais.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador