TRANSFERÊNCIA DE RENDA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO VALE DO RIBEIRA-PR

LIMA, Luan Pugina de 1; BITTENCOURT, Jackson Teixeira 2;

Introdução:O conceito de desenvolvimento humano se refere ao processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem o que desejam ser. Diferentemente da perspectiva quantitativa do crescimento econômico, mensurado exclusivamente pelo PIB per capita, que vê o bem estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a perspectiva de desenvolvimento humano tem um olhar diretamente para as pessoas, em especial para suas oportunidades e capacidades. O conceito de Desenvolvimento Humano também parte do pressuposto de que para aferir o avanço na qualidade de vida de uma população é preciso ir além do viés puramente econômico e considerar outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana.

Objetivo:Esta pesquisa tem como objetivo analisar os resultados do Programa Bolsa Família na situação de vulnerabilidade das famílias pobres e miseráveis da região do Vale do Ribeira-PR, a partir de variáveis selecionadas, correlacionando com a evolução do IDHM.

Metodologia:Pesquisa sobre a dinâmica socioeconômica dos municípios que compõem o Vale do Ribeira na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), embasada no índice de desenvolvimento humano da região metropolitana a pesquisa se aprofunda em que área do IDH das cidades houve melhoras e quão significativas essas melhoras foram no ranking de desenvolvimento, apresentando na introdução o conceito básico do termo IDH seu significado. O método consiste em analisar os dados obtidos através do IDH para categorizar o grau de desenvolvimento da cidade “socialmente” de 0 a 1 sendo tendo que quão mais próximo de um melhor vai estar em três categorias longevidade, educação e renda. Apresentando como resultado da pesquisa que programas sociais afetam no IDH direta e indiretamente, a proximidade da capital e disposição de recursos geograficamente também possuem influência no desenvolvimento humano da região em suma a pesquisa resultou no entendimento do nível de desenvolvimento que se encontram tais municípios.

Resultados:O desenvolvimento da pesquisa passa por diversos meios e etapas, os resultados gráficos são uma dessas etapas, no geral a 20 anos atrás o IDH da Região Metropolitana de Curitiba no geral era de baixo para mediano, em especial no Vale do Ribeira, principalmente no quesito educacional e mantinha se medianamente na longevidade, atualmente esses valores melhoraram no geral o grau de desenvolvimento passa ser de mediano para alto em quase todas as cidades, positivamente esse trabalho pra mim não teve pontos negativos , me possibilitando conhecer mais sobre o estado em que vivo e a condição de vida do povo, foi muito satisfatório ver que poucas cidades mantiveram algum índice no baixo e que a educação mesmo que não esteja perfeita ainda está caminhando para algo melhor, muito devido a programas governamentais que incentivam a família escolarizar suas crianças.

Conclusões:Os objetivos específicos propostos foram alcançados. A primeira fase do projeto foi estruturar uma base de dados a partir do Índice de Desenvolvimento Humano em série história para os municípios do Vale do Ribeira na Região Metropolitana de Curitiba. Para cada um dos municípios da região em análise se estruturou uma série histórica e se tabulou cada um dos 3 indicadores grupais. Percebeu-se que os Índices Grupais Educação e Longevidade aumentar substancialmente. A explicação para esse bom resultado reside no fato da estabilidade macroeconômica e relativo crescimento econômico desde meados dos anos 90, em especial após o Plano Real.

Palavras-chave:IDH. Vale do Ribeira. Qualidade de Vida.