AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E GRAU DE SATISFAÇÃO EM ARTROPLASTIAS TOTAIS DO QUADRIL EM JOVENS EM DOIS HOSPITAIS DE CURITIBA

PEREIRA, Amanda1; RESENER, Luiz Arthur 3; SCHUROFF, Ademir Antonio2;

Resumo

Introdução:A artroplastia total do quadril (ATQ) tem como principal objetivo o alívio da dor e a restauração da mobilidade articular, resultando em melhora de qualidade de vida do paciente. Em jovens, o manejo de doenças degenerativas do quadril continuam sendo um desafio. No momento em que a esfericidade da cabeça femoral se perde ou ocorre a perda do espaço articular, junto com sintoma álgico, a ATQ pode ser necessária.

Objetivo:Avaliar o pós-operatório de artroplastia do quadril realizada em pacientes entre 18 e 24 anos; utilizando os questionários Harris Hip Score (HHS) e UCLA Activity Score, que avaliam a qualidade de vida e índice de atividade física destes.

Metodologia:Trata-se de um estudo observacional transversal, cuja coleta de dados foi feita a partir de questionário eletrônico, aplicado via Qualtrics. Os pacientes previamente contactados via ligação telefônica que aceitaram participar da pesquisa receberam o link da pesquisa via e-mail. Os questionários em questão foram HHS modificado, para que não houvesse necessidade de exame físico e o UCLA Activity Score, que ajudam a quantificar e qualificar a qualidade de vida dos pacientes e nível de atividade física realizada.

Resultados:O total de pacientes aptos a participarem da pesquisa foi de 12. Como um paciente teve uso de prótese cimentada, este foi excluído para avaliação comparativa entre as próteses. Destes, a maior parte foi do gênero masculino. Dos 11 pacientes avaliados quanto à característica da cirurgia: 54,5% com prótese Summit e 45,5% com prótese Corail, além disso, 63,6% das cirurgias foram bilaterais. Comparando os valores obtidos no HHS modificado pelos pacientes com cada modelo de prótese chegou-se a um p=0,792, mostrando não haver influência entre o grau de satisfação e a haste femoral utilizada. Quando comparamos o HHS dos pacientes que foram submetidos a ATQ bilateral e unilateral obtive-se um p=0,164, assim, não há diferença clínica entre os pacientes. Neste estudo o HHS médio do estudo foi de 87 e o UCLA Activity Score médio foi 6.

Conclusões:Este estudo demonstrou que os pacientes submetidos a ATQ apresentaram HHS com valores similares aos da literatura, corroborando quanto aos resultados funcionais em pacientes com idade avançada. Diante da pouca literatura do tema em questão, sugerimos maiores estudos quanto as artroplastia em pacientes adolescentes.

Palavras-chave: Artroplastia de quadril. Adulto jovem. Ortopedia.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador