NOVOS INDICADORES PARA ECOSSISTEMASEMPREENDEDORES E DE INOVAÇÃO

MACEDO, Joao Gabriel Escudero1; JUNIOR, Osiris Canciglieri2;

Introdução:Apesar de haver um grande esforço advindo da sociedade brasileira em torno do aumento da capacidade inovativa das regiões e do próprio país, resultados pouco satisfatórios foram obtidos até o momento. Diante de um cenário onde não são perceptíveis níveis de inovação competitivos, crescimento econômico e desenvolvimento industrial mediante atividades inovativas no Brasil, a presente pesquisa aspira estudar novas maneiras necessárias para se consolidar e acompanhar a dinâmica da inovação em Ecossistemas Empreendedores e de Inovação, utilizando-se de referências nacionais e internacionais.

Objetivo:A busca por uma compreensão sistêmica maior a respeito dos Ecossistemas Empreendedores e de Inovação que possa contribuir para a concepção, consolidação e criação das atividades nesta área, se define como o objetivo associado ao presente pedido de cessão de bolsa de Iniciação Científica. Mais especificamente, busca-se investigar novos indicadores que sejam capazes de promover o monitoramento e o controle (soft) de um Ecossistema Empreendedor e de Inovação no meio urbano.

Metodologia:Para que o conteúdo científico descrito no trabalho pudesse ser devidamente organizado, estudado e referenciado conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas, utilizaram-se métodos sistêmicos de revisão literária e programas computacionais conhecidos como Microsoft Excel e Mendeley. Os dados obtidos referem-se a fontes literárias advindas de portais internacionais de compartilhamento de conteúdo científico.

Resultados:Os resultados descritos no trabalho restringem-se a sete indicadores que sejam capazes de promover o monitoramento e o controle (soft) nos Ecossistemas Empreendedores e de Inovação: Política, Internacionalização, Suporte em novas ideias, Conhecimento e competência, Clusters e Distritos Industriais, Proteção de Propriedade Intelectual e Cooperação Redes Empreendedoras.

Conclusões:A partir da realização desta obra científica que almejou contribuir para uma compreensão maior a respeito desses Ecossistemas, acredita-se que deva haver mais atividades colaborativas entre os setores acadêmico, privado e público e conscientizações nas empresas, indústrias e universidades sobre práticas inovadoras que são essenciais para o crescimento econômico do país.

Palavras-chave: Ecossistemas. Empreendimento. Inovação. Indicador. Urbano.