MAQUETE ELETRÔNICA DO ECOSSISTEMAEMPREENDEDOR E DE INOVAÇÃO DE CURITIBA

FILHO, Marcelo Feliciano1; JUNIOR, Osiris Canciglieri2;

Introdução:Os ecossistemas de inovação são utilizados ao redor do mundo como redes de desenvolvimento socioeconômico aos empreendedores e a universitários, que têm oportunidades de trocar informações, conhecimento e capacidade de networking. Por outro lado, Brasil têm investido em nessa estratégia sem o mesmo sucesso, uma vez que os brasileiros estão muito preocupados com a crise política, ética e econômica, deixando de lado aspectos de inovação.

Objetivo:O principal objetivo desse projeto de iniciação tecnológica será desenvolver uma Maquete Eletrônica do Ecossistema Empreendedor e de Inovação de Curitiba, PR, por meio da tecnologia UNITY. Para tanto, foi necessário estudar a integração dessa plataforma com informações georreferenciadas, pesquisar sobre os ecossistemas de inovação e Integração efetiva das bases de dados, informação geográfica dentro da ferramenta, gerando um protótipo de interação.

Metodologia:Primeiramente, foi realizada a pesquisa sistemática literária, afim de produzir um referencial teórico acerca do tema, com essa etapa cumprida, o estudo da plataforma Unity foi iniciado por meio de um curso online sobre a plataforma e o desenvolvimento de games com uso de georreferencia. Dessa forma, os modelos podem ser integrados de forma efetiva, para compor essa maquete eletrônica.

Resultados:Com base na aplicação dos métodos, pode-se afirmar que os resultados da maquete eletrônica estão aquém do esperado, uma vez que ainda faltam muitos locais importantes ao ecossistema de inovação da cidade de Curitiba, PR para serem virtualizados, é um trabalho extremamente árduo e demanda uma equipe. Entretanto, essa etapa inicial é fundamental para que surjam trabalhos futuros para implementar e inovar ainda mais nesse moderno e inovador cartão postal do ecossistema empreendedor e de inovação da capital do Paraná.

Conclusões:Conclui-se que a maquete eletrônica da cidade de Curitiba, PR ainda demanda muitas melhorias, mas o processo para que seja possível criar esse ambiente virtualizado do ecossistema de inovação foi iniciado com os resultados obtidos por meio deste trabalho.

Palavras-chave: Maquete Eletrônica. Ecossistemas de Inovação. Informações Georreferenciadas. Plataforma Unity.