APLICAÇÃO DO MÉTODO BIOS PARA ANÁLISE DE ESTRUTURA E DAS ATIVIDADES ESPECÍFICAS DAS FASES DO MÉTODO POR MEIO DE ESTUDOS DE CASOS

JUNIOR, Joao Alberto Saldanha1; JUNIOR, Osiris Canciglieri2;

Introdução:O presente trabalho visa a análise de um método conceitual para o desenvolvimento de produtos biomiméticos e sustentáveis, além de sua aplicação, que resultou no redesign de partes de uma cadeira de rodas, visando melhorias identificadas durante o projeto.

Objetivo:O objetivo permeia a revisão bibliográfica acerca da biomimética, desenvolvimento de produtos e sustentabilidade, além da aplicação do métodos BIOS como ferramenta para o auxílio no desenvolvimento de produtos bioinspirados para o redesign de um produto já existente.

Metodologia:Por meio da revisão da literatura e do estudo de caso, fora possível desenvolver o redesign conceitual de partes de uma cadeira de rodas, por meio de análises que envolveram o público-alvo e suas problemáticas, visando a melhoria do produto quanto a sua ergonomia e conforto do assento e de suas rodas inferiores para melhor locomoção dos usuários, trazendo assim, maior acessibilidade para o nicho pesquisado.

Resultados:Como resultado da análise do método e sua aplicação, fora admitido alguns pontos de melhorias no equipamento por meio de pesquisas, aplicação de questionários com o público-alvo para melhor entendimento dos problemas. As inspirações naturais adotadas, advêm de duas plantas comuns no nosso país: a bucha vegetal que serviu como base para o desenvolvimento do assento, onde as fibras de sua trama foram traduzidas no desenvolvimento do novo assento da cadeira e o abacaxi, onde foram analisadas suas estruturas físicas geometricamente perfeitas, afim serem replicadas nas rodas inferiores, permitindo melhor atrito com o solo, favorecendo então a locomoção do usuário.

Conclusões:Hoje em dia, a biomimética surge como uma alternativa adequada para a desenfreada era onde a produção e o elevado descarte poluem de forma indiscriminada o nosso planeta. O método BIOS, permite por sua estrutura, desenvolver produtos inspirados na natureza e sustentáveis. Sua estrutura linear é de fácil aplicação, sendo intuitivo ao usuário que o pretende utilizar.

Palavras-chave: Biomimética. Sustentabilidade. Desenvolvimento de Produtos.