ANÁLISE DOS IMPACTOS CAUSADOS EM RELAÇÃO AO CUSTO-BENEFÍCIO E MEIO AMBIENTE EM PRODUTOS DESENVOLVIDOS COM A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO BIOS

MEDEIROS, Denise da Mata1; JUNIOR, Osiris Canciglieri2;

Resumo

Introdução:Com o aumento da população o processo de desenvolvimento de produto precisa se inovar cada vez mais, pois além do aumento da demanda é necessário atentar para a preservação do meio ambiente, buscando processo que tenham melhor custo-benefício e conscientização pelo nosso planeta. Além do que se nota consumidores mais exigentes em relação ao produto e mais conscientes com o meio ambiente. Assim, para atender esse aumento de demanda de modo sustentável empresários precisam estar atento as inovações, para conseguir manter-se ou conquistar novos mercados, oferecendo aos seus consumidores uma boa experiência ao utilizar seu produto. Atualmente surge no mercado um novo método de desenvolvimento de produto, o qual é conhecido como método bio-inspirado ou Biomimética. O método da Biomimética trata-se de inspirações vindo da natureza para resolver problemas da humanidade, ou seja, estudar como a natureza resolve os desafios que encontram e transportar esses conceitos na solução a fins de resolver problemas do ser humano. A Biomimética se mostra promissora no processo de desenvolvimento de produtos, assim, para avaliar essa hipótese,

Objetivo:o objetivo é avaliar o processo de um produto desenvolvido pelo método convencional em relação a um processo de produto desenvolvido pelo princípio da Biomimética, comparando os impactos entre o custo-benefício e o meio ambiente entre os dois processos.

Metodologia:A partir da revisão da literatura foi possível ter conhecimento dos temas a abordados, e realizar a comparação entre os produtos de maneira eficiente. Além disso, foi feita a escolha dos produtos por similaridade e que já estejam sendo vendidos no mercado, possibilitando assim, uma melhor compreensão.

Resultados:Na pesquisa foi comparado dois modelos de desenvolvimento de produto, um convencional e o outro orientado aos conceitos biomiméticos, sendo este último o que apresentou melhores resultados por considerar o desenvolvimento de produto sob as óticas da Biomimética e da Sustentabilidade.

Conclusões:Com isso, constatou-se que a Biomimética pode ser considerada promissora no processo de desenvolvimento integrado de produtos, pois os resultados encontrados foram favoráveis ao produto desenvolvido pelo modelo bio-inspirado.

Palavras-chave: Biomimética. Desenvolvimento de Produto. Custo-benefício. Sustentabilidade.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador