AVALIAÇÃO DE RISCO E LEVANTAMENTO DOS PROBLEMAS CAUSADOS POR UMA SUPERPOPULAÇÃO DE GATOS (FELIS CATUS) E A CONVIVÊNCIA COM MULHERES QUE HABITAM A PENITENCIARIA FEMININA DE PIRAQUARA

ADUR, Mikaela dos Anjos1; ANATER, Amanda 3; SOUSA, Eros Luiz de 3; PIMPAO, Claudia Turra2;

Resumo

Introdução:Na Penitenciaria Feminina de Piraquara (PFP) encontramos um problema importante de saúde pública, devido a existência de uma superpopulação de gatos abandonados e ferais. Para explorar os problemas da convivência desses animais com os seres humanos, a avaliação de risco é uma importante ferramenta, que pode ser definida como um procedimento para avaliar o risco de qualquer perigo ou ameaça.

Objetivo:O objetivo deste trabalho foi avaliar as condições de risco do convívio entre os gatos e mulheres que habitam a PFP.

Metodologia:Após 5 visitas técnicas a PFP, foram realizadas avaliações de saúde animal no complexo, levantamento populacional por observação visual, avaliação de bem-estar animal de acordo com as 5 liberdades animais e avaliação de risco.

Resultados:Na avaliação de saúde animal, foram obtidos resultados positivos para vírus da imunodeficiência felina (FIV) e lesão de reabsorção odontoclástica felina (LROF), e achados parasitológicos como Toxocara cati e Isospora felis. Os animais se encontravam em baixas condições de saúde, sendo que 1 adulto foi submetido a eutanásia. Por uma observação visual, a população de felinos foi estimada em 100 animais. A partir da avaliação de bem-estar animal, foi identificado que as cinco liberdades preconizadas pelo bem-estar não estão sendo levadas em consideração. A avaliação de risco demonstrou que os seres humanos que lá habitam são expostos a zoonoses por contato direto ou indireto com felinos, por contato indireto com roedores, por manuseio ou contato com fluidos corporais e excreções dos felinos e por contato com vetores.

Conclusões:Foi encontrado um grave problema de saúde pública dentro da PFP, principalmente pela susceptibilidade a agressões dos animais aos humanos, a baixa qualidade de saúde animal, as precárias condições ambientais e sanitárias, a carência de prevenção, o controle de doenças e ao risco de transmissão de zoonoses, evidenciando a necessidade de reflexões e medidas a serem tomadas nesse contexto.

Palavras-chave:Avaliação de risco. Bem-estar. Gatos ferais. Saúde única. Zoonoses.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador