ESTUDO DA GESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO EM MUNICÍPIOS

PEREIRA, Thalita Cristina1; FERREIRA, Leana Carolina2;

Resumo

Introdução:O desequilíbrio ambiental vem tornando-se um dos desafios mais evidentes em toda a parte, neste contexto, uma das demandas do munícipio, é atender e gerir serviços de saneamento à população, a qual é fortemente vinculada com a qualidade do ambiente e de vida dos munícipes. Para garantir a gestão municipal desse serviço, a Lei Federal no 11.445/07 instituiu o Plano Municipal de Saneamento Básico, que estabelece diretrizes e planejamento para o saneamento. Desta forma, a gestão adequada do serviço permite visualizar a real necessidade da população e propicia ações eficazes para a resolução de problemas e criação de alternativas sustentáveis para o setor.

Objetivo:Tendo em vista a importância da gestão do saneamento nos municípios, o objetivo da pesquisa é estudar e reconhecer a gestão do saneamento básico em municípios, identificando a estruturação e as contribuições da gestão do saneamento básico para a gestão municipal.

Metodologia:Para o estudo de caso, realizou-se o levantamento teórico dos modelos antecessores, aplicação de protocolo de pesquisa, entrevista com gestores, coleta e análise dos dados obtidos e apresentação dos resultados. A pesquisa analisa o modelo de gestão empregado nos municípios de Colombo e Fazenda Rio Grande, a partir de um protocolo de pesquisa pré-estabelecido.

Resultados:E os resultados mostram que a gestão empregada por eles é insatisfatória em relação às variáveis do modelo proposto, pois quem detém as informações e poder de decisão é o prestador de serviço contratado. O estudo também mostrou que pela falta de gestão não há fiscalização e acompanhamento das ações e resultados.

Conclusões:Sendo possível concluir que os municípios não possuem um modelo de gestão municipal adequado e estruturado, o que resulta em falta de domínio de informações e os exclui do processo de gestão e tomada de decisão, afetando as decisões municipais e inserção do tema em pauta de reuniões e planejamento do munícipio.

Palavras-chave:Saneamento. Gestão. Modelos de Gestão. Esgotamento Sanitário. Abastecimento de Água.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador