REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA: ANÁLISE DETALHADA DA CRIATIVIDADE NA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA

BUBNIAK, Fernando1; CORSO, Jansen Maia Del2;

Resumo

Introdução:O tema indústria cinematográfica brasileira e criatividade vem sendo negligenciado pela comunidade acadêmica, isto considerando a diminuta quantidade de estudos desenvolvidos sobre o caso, e a fundamental importância que se reveste o setor para o desenvolvimento da sociedade, tanto na questão cultural como também na econômica.

Objetivo:Esta pesquisa busca apresentar uma Revisão Sistemática de Literatura referente a criatividade existente na indústria cinematográfica brasileira, identificando o ambiente das empresas desse setor de acordo com o tipo estratégico e nível de negócio praticado.

Metodologia:O método utilizado foi uma Revisão Sistemática de Literatura. Primeiramente foram feitas buscas de artigos científicos em bases pré-definidas sobre o tema, onde foram encontrados 7 artigos, para então aplicar uma análise de conteúdo e formação de redes através do Software Atlas Ti.

Resultados:Os resultados foram explicitados em redes, sendo classificadas como: Ações estratégicas e problemas da indústria de cinema do Brasil, tendo como principais características a concentração do mercado, protagonismo das produtoras de filmes internacionais, forte concorrência, importância da ANCINE e coproduções.

Conclusões:As observações finais consideradas mostram que o mercado cinematográfico de produção e distribuição no Brasil é concentrado, onde poucas empresas têm grande parte do Market Share da indústria focando seus esforços nos grandes centros do país, além da influência direta das grandes produtoras estrangeiras, principalmente as norte-americanas, que dominam aproximadamente 80% das salas de cinema do Brasil. Com isso, as produtoras independentes precisam usar estratégias inteligentes e criatividade para conseguir seu espaço nesse mercado, e contar com o apoio da ANCINE que fiscaliza, regula e fomenta o setor. A busca por coproduções e participação em festivais estrangeiros possibilita uma maior captação de recursos e visibilidade frente a toda a indústria de cinema, trazendo avanços e benefícios para toda a sociedade que é enriquecida com esse bem cultural Ainda se observou a necessidade de maiores incentivos no âmbito acadêmico, para que essa indústria seja mais investigada, conhecida e prestigiada.

Palavras-chave:Indústria cinematográfica brasileira. Criatividade. Estratégia

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador