CO-CRIAÇÃO DE UNIFORMES CASUAIS PARA ESTUDANTES DA PUCPR POR MEIO DE METODOLOGIA DE DESIGN

FASOLO, ANA LUIZA DA ROS 1; TEIXEIRA, Camila Ferreira da Costa 2;

Introdução:O projeto de pesquisa abordado relata sobre a influência do design para a inovação social para a aplicação no Empreendimento “Formiguinhas da Arte”.

Objetivo:"Objetivo geral: Desenvolver e capacitar os artesãos do Empreendimento Solidário “Formiguinhas da Arte” a fim de proporcionar uma nova perspectiva social. Objetivos específicos: Levantar dados bibliográficos sobre inovação social, design para inovação social e a relação de design e artesanato. Realizar diagnóstico do Empreendimento “Formiguinhas da Arte”. Analisar os dados obtidos por meio do diagnóstico realizado no Empreendimento “Formiguinhas da Arte”. Planejar, desenvolver e implementar a capacitação técnica por meio de curso de extensão específico para os artesãos do Empreendimento “Formiguinhas da Arte”. Analisar e discutir os resultados a partir da fundamentação teórica e da capacitação técnica implementada aos artesãos."

Metodologia:"Através da leitura dos livros, foi realizada a tabulação e avaliação dos produtos do Empreendimento “Formiguinhas da Arte”. Na avaliação analisou-se a qualidade e a variedade dos produtos, e na tabulação foi classificado de quais materiais foram produzidos e se foram bem elaborados. Também foi analisado a modelagem, técnica, estética e os materiais de cada produto, além disso foram feitas 5 oficinas reunindo as “Formiguinhas da Arte” na PUCPR com o intuito de formatar e ajudar a melhorar o Empreendimento. Foram 5 oficinas, está por sua vez é uma etapa da prática do artesanato com o design na qual se observou não somente a técnica do artesão mas também o que querem expressar."

Resultados:"Tanto a etapa de diagnóstico correspondente a visita ao Empreendimento em sua localidade, quanto a etapa final do projeto foram muito importantes para conhecer os artesões e observar suas técnicas e suas maiores dificuldades para o aprimoramento. Em referência aos produtos, quando chegamos ao Empreendimento pudemos perceber que seus acabamentos não eram de ótima qualidade e também havia uma grande variedade de produtos para variado público alvo sem estipular uma linha de produtos que atinjam os consumidores de artesanato. Com base nisso, devido a disposição de muitos produtos da loja, há uma maior dificuldade em visualizá-los pela falta de organização. Portanto foram realizadas oficinas no Laboratório de Cidades (PUCPR) para ajudar os artesões nessas questões."

Conclusões:"Após a implementação da metodologia do design no Empreendimento de Economia Solidária “Formiguinhas da Arte” foi possível beneficiar e capacitar os artesões sobre o mercado e artesanato que atuam proporcionando uma rica troca de experiência entre artesões e designers. Por fim, o curto prazo do projeto impediu que os conteúdos fossem abordados mais vezes com mais profundidade, porém houve um grande aproveitamento. Observou-se um bom progresso, esclarecimento de dificuldades e a participação dos artesões, os objetivos foram realizados com êxito."

Palavras-chave: Design. Inovação social. Artesanato.