DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS DE EUCALYPTUS DUNNII MAIDEN. E A PRODUÇÃO DE BIOMASSA NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO COM DIFERENTES SISTEMATIZAÇÕES DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA

FERREIRA, Denise Vilas Boas1; SOUZA, Pablo Georgio de2;

Resumo

Introdução:Com o aumento da população mundial, onde cada vez mais aumenta a necessidade de produção de alimento, a agroecologia é uma maneira de mudar a agricultura convencional, melhorando a convivência entre floresta e agricultura. O desenvolvimento de novas tecnologias, onde se produz mais em menor porção de solo. Nesse experimento estuda-se o comportamento do Eucalyptus sp. diante da produção simultânea de alimentos como no caso de culturas agrícolas, olerícolas frutíferas entre outras. O cultivo de eucalipto no Brasil é uma das fontes de matéria prima para a construção civil, indústrias e como é de fácil adaptação tem um crescimento rápido e retorno dos investimentos num menor prazo.

Objetivo:Desenvolver técnicas de implantação de cultivos florestais de Eucalyptus dunni Maiden e a produção de alimento em diversos sistemas de produção.

Metodologia:O experimento foi realizado na Fazenda experimental Gralha Azul – Fega no município da Fazenda Rio grande – PR de blocos ao acaso. Cada parcela delimitada com aproximadamente 900m² (novecentos metros quadrados), onde foram dispostos em linhas, faixas, aleatórios e integração), com avaliações periódicas de sobrevivência, e diâmetro de colo e altura das plantas. Os tratamentos foram definidos por diferentes padrões de agrupamento entre as plantas, sendo distribuídos de forma aleatória, em linhas, em faixas e em subparcelas.

Resultados:Neste experimento a maior problema foram decorrentes de formigas cortadeiras (Genêro Atta sp.), as quais provocaram a morte das mudas por sucessivas vezes, as quais foram replantadas, porém sem sucesso. Os problemas ocasionados pelas formigas cortadeiras foram agravados pela falta de chuvas e num segundo momento pelo excesso da chuva, culminando a não possibilidade de realização das avaliações previstas no desenvolvimento da pesquisa.

Conclusões:No caso do eucalipto, não é possível o plantio sem o controle efetivo das formigas cortadeiras. As formigas, utilizam dessas folhas para a produção de fungos e deste fungo elas fazem suas produções de alimentos. Nosso objetivo era desenvolver técnicas de cultivos florestais junto com a agricultura, sem o uso do método químico no controle de pragas. Mas notou-se que não é possível a produção de eucalipto sem o devido tratamento contra a sua principal praga, as formigas cortadeiras.

Palavras-chave:Eucaliptus. Agrofloresta. Sistemas Agroecológicos.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador