EMPREENDEDORISMO E ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA: UM LEVANTAMENTO DA LITERATURA SOBRE MODELOS DE ANÁLISE

PADILHA, Thaynara Arrais1; FERRARESI, Alex Antonio2;

Resumo

Introdução:O projeto de pesquisa tem como objetivo principal identificar na literatura os modelos de análise do grau de orientação empreendedora das organizações. A coleta dos dados secundários ocorrerá por meio do levantamento da produção científica. Posteriormente será feita a compilação desses estudos, analisando a evolução da área em quantidade e qualidade. Técnicas bibliométricas e cienciométricas serão utilizadas para investigar os diversos aspectos da produção científica.

Objetivo:O foco central desta pesquisa é entender os modelos de análise do grau de orientação empreendedora das organizações e suas bases teóricas, e investigar a evolução quantitativa e qualitativa da criação de artigos acadêmicos, abordando uma série histórica de dez anos, identificando os principais subtemas estudados e potenciais temas emergentes.

Metodologia:Há duas técnicas usadas para investigar os pontos do projeto científico: bibliométricas e cienciométricas. A cienciometria estuda a emergência e o crescimento de áreas científicas, já a bibliometria desenvolve padrões matemáticos para investigar os pontos quantitativos da produção. Nessa pesquisa, a análise cienciométrica foi aplicada a uma pesquisa dos textos sobre Orientação Empreendedora e Orientação e Empreendedorismo, entre 1990 a 2019, como também a quantidade de artigos públicos sobre o tema pesquisado em algumas bases de estudo.

Resultados:Foi pesquisada a quantidade de artigos relacionados ao tema, indicados por palavras chave. A busca foi realizada nas bases de dados PROQUEST, CAPES e GOOGLE ACADÊMICO. A partir dos artigos selecionados foi possível verificar os conceitos de ‘’Orientação Empreendedora’’ e ‘’Orientação e Empreendedorismo’’. Foi possível apresentar o campo de estudo do empreendedorismo, contextualizando a OE dentro dele, Framework conceitual de orientação empreendedora, suas dimensões e elementos práticos e teóricos e alguns estudos de casos relacionando a orientação empreendedora com variáveis como o processo de internacionalização e o desempenho de organizações. O raciocínio foi descrever os conceitos do tema, buscar pesquisas relacionadas, quantidade de periódicos, dimensões, casos e analises de conceitos do tema estudado.

Conclusões:Portanto, este trabalho teve como objetivo descrever os conceitos do tema, buscar pesquisas relacionadas, quantidade de periódicos, dimensões, casos e analises de conceitos do tema estudado. Conclui-se que o alvo da pesquisa foi alcançado, pois todas as questões que orientaram esse estudo foram respondidas. Pode-se concluir que não há evolução no tema, pois, os assuntos são novos, com isso, o estudo preenche um espaço na grande lacuna do tema estudado. Logo, considera-se uma lacuna sobre as variáveis estudadas nessa pesquisa.

Palavras-chave:Empreendedorismo. Orientação empreendedora. Orientação. Escalas.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador