ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO: UM LEVANTAMENTO DA LITERATURA SOBRE MODELOS DE ANÁLISE

ASSIS, Thais Cristiane de1; FERRARESI, Alex Antonio2;

Resumo

Introdução:Apesar de toda a sua presença e importância no mundo, são poucos os estudos existentes sobre o cooperativismo. Quando eles são identificados, são pequenos grupos de pesquisadores são dedicados a tal pesquisa. É notável que a maioria das pesquisas se concentram em áreas específicas do conhecimento, como por exemplo, finanças e indicadores financeiros, produtividade, direito trabalhista e contábil, entre outros.

Objetivo:Dessa forma, este projeto de pesquisa tem como objetivo principal identificar na literatura os modelos de análise do grau de orientação para o mercado (OPM) das organizações e os resultados organizacionais decorrentes dessa perspectiva. Por meio da construção de base teórica, estudando os principais periódicos, temáticas e abordagens sobre assunto, foi possível entender e verificar de que forma há como desenvolver mais o assunto nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas.

Metodologia:Para isso, foi examinado por meio da análise bibliométrica, os principais periódicos relacionados com os temas, além da evolução das publicações ao longo de um período de a partir de 1990, identificando a evolução da área e as lacunas apresentadas, que podem ser objeto de estudo futuro. Foram encontrados 73 artigos que correspondiam aos critérios estabelecidos: apenas periódicos, numa linha temporal de 1990 a 2019, com palavras-chave como “orientação para o mercado” e seus desdobramentos para o inglês. Na amostra, 23 foram descartados por serem artigos internacionais, teses e dissertações, resultando em 42 trabalhos, que indicaram um uso de 33% da escala MARKOR e 21% da escala MKTOR.

Resultados:Foi possível identificar áreas temáticas nos artigos investigados, se resumindo a oito áreas: empresas, turismo e hotelaria, âmbito educacional, varejo, telecomunicações, têxtil-vestuário, condomínios e setor público, sendo os quais utilizados como campos de estudo para a aplicação das escalas para verificar principalmente desempenho e performance organizacional.

Conclusões:Como resultado final, foi possível observar uma lacuna no que se diz à disseminação de inteligência de mercado das empresas perante o seu público interno e sugerido pesquisas nos campos de comunicação e marketing a fim de corroborar com esta ausência na literatura.

Palavras-chave:Modelos de análise. Escalas. Orientação para o Mercado.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador