CARACTERIZAÇÃO SOBRE A INICIAÇÃO E USO DO NARGUILÉ POR ADOLESCENTES

BEER, Fernanda Cristina1; CRUZ, Regina Celina2;

Introdução:A literatura sobre o tabagismo é extensa. O mesmo não ocorre com o narguilé, cujo consumo vem crescendo entre jovens. As restrições ao uso do cigarro e a percepção errada sobre os malefícios do narguilé estão entre os principais fatores para o aumento de seu consumo.

Objetivo:Os objetivos desse trabalho foram de analisar as produções científicas acerca das características do uso do narguilé por adolescentes e os malefícios decorrentes.

Metodologia:O trabalho consistiu em uma revisão bibliográfica, por meio das Bases de Dados PubMed, Scielo e BVS,. usando os descritores “Adolescents AND Narghile”, “Smoking waterpipes, Hookah AND Adolescents” e “Narguilé AND Adolescentes”, entre os anos de 2008 e 2018, nos idiomas português e inglês. Foram excluídos artigos em outros idiomas, os que estavam indisponíveis gratuitamente.

Resultados:Do total de 79 artigos encontrados, foram selecionados 17 artigos. Os adolescentes aparecem com um grupo de risco em potencial para a iniciação ao uso de produtos derivados do tabaco. É uma fase em que eles podem adotar comportamentos de risco, movidos pela necessidade de explorar o desconhecido e falta de preocupação com as conseqüências de seus atos. Os malefícios quanto ao uso do narguilé são bem similares ao que já é conhecido acerca do cigarro. Um problema encontrado é que o uso do narguilé ocorre em ambiente familiar, portanto pode ser um uso supervisionado, o que pode tanto contribuir para o consumo do narguilé como para a prevenção do seu uso.

Conclusões:Os danos à saúde causados pelo tabaco já motivaram governos a adotarem medidas para a contenção de seu uso. No entanto, todos os autores recomendaram a realização de estudos e a adoção de medidas preventivas para coibir e/ou controlar o uso do narguilé especificamente por adolescentes. Isso precisa ser estendido aos pais, professores e profissionais de saúde, agentes importantes como fatores de proteção para os adolescentes.

Palavras-chave: Adolescentes. Narguilé. Tabaco.