IMPLANTAÇÃO DE JOGOS REMOTOS PARA O ENSINO DE ENGENHARIA COM O USO DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO MÓVEL E OPEN-SOURCE

DOMENICO, Mateus Isaac Di1; UHLMANN, Thiago Schaedler2;

Introdução:O presente projeto constitui-se em aperfeiçoar o jogo remoto Steamlog desenvolvendo uma interface com o usuário através de um aplicativo mobile, juntamente com o aperfeiçoamento dos circuitos eletrônicos utilizados no jogo. Este jogo consiste em uma maquete em escala hobby de um sistema ferroviário a ser percorrido por composições de locomotivas e vagões, sendo que estas carregam módulos de carga a serem movimentados por estações localizadas em pontos diferentes deste sistema. Este aplicativo servirá para o acesso dos usuários cadastrados que utilizarão o jogo remoto no aprendizado na engenharia, no agendamento das atividades propostas pelos professores, e este aplicativo mobile será utilizado para efetuar os comados para o jogo funcionar, sendo o controle de todas as ações do jogo.

Objetivo:1.Auxiliar no desenvolvimento de interfaces e dispositivos de controle à distância de experimentos remotos por meio de tecnologias de comunicação móvel;2.Auxiliar na administração das equipes de alunos e professores que executarão os experimentos remotos com o uso de tais tecnologias, definindo datas e horários para a realização destes;3.Auxiliar na coleta de dados referentes ao experimento quanto a usabilidade, possibilidades de aperfeiçoamento, e desempenho de alunos e professores durante o processo de experimentação.

Metodologia:Para o controle operacional do sistema, foi implantado um servidor local (Lab Server) em microcomputador Raspberry Pi 3 com tecnologia open-source utilizando a linguagem de programação Python, conforme o modelo apresentado por Uhlmann e Mendes (2017), e tudo está sendo controlado através de um aplicativo ainda em desenvolvimento. Esse servidor local, utilizando a arquitetura de comunicação em rede ELSA-Py (Uhlmann, Sbais e Mendes, 2018), comunica-se com as interfaces do usuário em um servidor na nuvem (cloud server), e com o sistema de gerenciamento de usuários ISA – iLab Shared Architecture (Harward et al, 2008). A arquitetura de comunicação encontra-se ilustrada em anexo a este trabalho.

Resultados:Os trabalhos de pesquisa do aluno neste projeto estão sendo realizados com o apoio de profissionais e recursos oriundos de um projeto de desenvolvimento com recursos oriundos do FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos (Uhlmann e Mendes, 2018).O projeto se encontra na fase de finalização dos sistemas de controle de tráfego da maquete ferroviária, desenvolvimento da maquete realizada por estudantes do curso de arquitetura. Com os testes realizados falta poucos ajustes para os testes das estações juntamente com os trens em movimento. Prevê-se a finalização do sistema, e do aplicativo móvel, para o segundo semestre de 2019, quando se pretende a realização dos testes iniciais do jogo com a participação dos alunos do curso de Engenharia de Produção.

Conclusões:Em virtude de aperfeiçoamentos contínuos no sistema do jogo, os testes deste com alunos e professores ficou postergado para a partir do segundo semestre de 2019, porem todas as mudanças necessárias para o bom funcionamento do jogo foi concretizado com sucesso.

Palavras-chave: Experimentação remota. Aprendizagem baseada em jogos. Ensino de engenharia. Jogos remotos.