PROGRAMAS DE FOMENTO E O DESENVOLVIMENTO RURAL NO MUNICÍPIO DE MANDIRITUBA PARANÁ

NADOLNY, Gabriela Kaine1; CORREA, Isabela Martins Barbosa 3; SOUZA, Pablo Georgio de2;

Introdução:No Brasil os chamados programas de fomento, integração e/ou incentivo são utilizados para o estabelecimento de parcerias entre industrias, empresas e/ou órgãos públicos e produtores rurais. Programas de fomento buscam estimular atividades produtivas específicas, que podem ser determinadas de acordo com a realidade socioeconômica e ambiental do município. A implantação destes programas é explorada quando se busca o impulsionamento do desenvolvimento de regiões ocupadas por pequenas propriedades, onde as atividades de subsistência norteiam o uso das terras.

Objetivo:Analisar a influência dos programas de fomento no desenvolvimento rural do Município de Mandirituba Paraná, em relação aos resultados obtidos e/ou esperados por programas já desenvolvidos e as perspectivas para o futuro.

Metodologia:A pesquisa foi conduzida no município de Mandirituba-Paraná. Inicialmente foram estabelecidos quais parâmetros seriam avaliados para apuração da atual situação dos produtores rurais do munícipio quando se tratando de investimentos nas atividades agrícolas e desenvolvimento rural. Para isso, dados como Financiamentos a agricultura e pecuária, produção por atividade agropecuária, número de propriedades ou estabelecimentos agropecuários instalados no município foram apurados através da utilização do Caderno Municipal de Mandirituba-Paraná. Visitas em propriedades rurais foram realizadas para pesquisa qualitativa, com objetivo de proporcionar conhecimento sobre o perfil dos produtores rurais do munícipio à pesquisa de forma prática.

Resultados:Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2017, 624 do total de 836 estabelecimentos agropecuários eram pertencentes a produtores em condições individuais. Do mesmo total, 584 produtores não obtinham assistência técnica. Em 2018 apenas 24,52% dos estabelecimentos agropecuários no município estavam vinculados à algum programa de fomento e/ou incentivo de financiamento as atividades agropecuárias. Os motivos que podem levar os produtores ao encerramento das atividades propostas pelos programas de fomento e/ou incentivo, ou que os fazem ser contra a implantação dos mesmos, englobam mudanças na atividade produtiva da propriedade por falta de acompanhamento e o não fornecimento de assistência técnica.

Conclusões:O município de Mandirituba - Paraná possuí grande potencial quando se tratando do emprego e implantação de novos programas de fomento e/ou incentivo de acordo com o número de estabelecimentos agropecuários. Os dados qualitativos obtidos através das visitas as propriedades rurais demonstram interesse por parte dos produtores em fazer a implantação de programas de fomento e/ou incentivo em suas propriedades. A formação de grupos de produtores regionais através do cooperativismo pode se tornar ferramenta substancial no processo de recrutamento de beneficiários e pode ser explorada com o intuito de assegurar os valores sociais e econômicos dos produtores familiares.

Palavras-chave:Desenvolvimento Rural. Programas de Fomento. Mandirituba.

3. Colaborador