PRÁTICAS CULTURAIS COERCITIVAS: EFEITOS SOBRE A PERCEPÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA EM UNIVERSITÁRIOS

BENFATTI, Elton Cristiano1; JULIANI, Joao2;

Introdução:As práticas culturais são transmitidas para as novas gerações, em uma cultura, de diferentes formas, muitas delas envolvendo procedimentos que podem ser classificados como coercitivos e assim, gerar sofrimentos psíquicos para as pessoas envolvidas.

Objetivo:O objetivo geral desta pesquisa é analisar a relação de práticas culturais estabelecidas através de procedimentos coercitivos em microculturas e suas implicações na percepção da qualidade de vida em universitários. Buscou-se avaliar as influencias dos procedimentos coercitivas em uma microcultura, avaliar a percepção de qualidade de vida com o WHOQOL-Bref, analisar os dados obtidos e comparar com outros estudos.

Metodologia:Utilizou-se para as atividades anagramas de cores distintas e para avaliar a percepção de qualidade de vida o Whoqol-breve, contendo 26 questões distribuídas entre quatros domínios: aspectos físicos; psicológico; relações sociais; e ambiente. Participaram da pesquisa 18 estudantes universitários, distribuídos aleatoriamente em dois grupos, um grupo de 8 universitários denominado Grupo Experimental (GE) e o outro com 10 universitários Grupo Controle (GC).

Resultados:Os resultados de escolhas de anagramas na média geral foi de 45,8 entre o GC e 32,8 no GE, e ainda mostram que na terceira substituição do GC a resolução de anagramas foi a maior entre todos (55), quanto a percepção de qualidade de vida o escore mais alto foi apresentado pelo no Domínio IV – ambiente (16,70) e o escore mais baixo está relacionado ao Domínio II - psicológicos (13,11), em relação ao escore médio geral os dois grupos ficaram no índice “satisfação” quanto a percepção de qualidade de vida.

Conclusões:Os resultados sugerem a necessidade de ampliação da pesquisa, por não ter sido possível observar a diferença considerável da percepção de qualidade de vida entre os grupos, então duas coisas podem ter ocorrido, uma o instrumento não foi refinado o bastante para detectar as diferenças ou o procedimento não teve efeito sobre a avaliação da percepção de qualidade de vida.

Palavras-chave: Práticas coercitivas. Qualidade de vida. Práticas culturais.