CONSTRUÇÃO DE UM PERFIL DE SOLO CORRIGIDO UTILIZANDO O MÉTODO DA SATURAÇÃO POR BASES PARA RECOMENDAÇÃO DE CALAGEM

LOPES, Paulo Sérgio Britti1; RIBEIRO, Marcus Vinicius 3; RICHART, Alfredo2;

Introdução:A correção da acidez do solo é de extrema importância para melhoria das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, reduzindo a interferência da acidez sobre a disponibilidade dos nutrientes para a cultura da soja, proporcionando desta forma um ambiente para alcançar altas produtividades.

Objetivo:Avaliar a interferência da elevação da saturação por bases sobre os componentes de rendimento da soja cultivada em Latossolo Vermelho distroférrico típico de Toledo, Paraná.

Metodologia:O experimento foi conduzido em condições de campo, na unidade experimental do curso de Agronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus Toledo, Paraná. O delineamento experimental adotado foi inteiramente ao acaso, com três tratamentos constituídos pelas saturações por bases (50, 70 e 90%), com 10 repetições em cada tratamento. Para semeadura utilizou-se a cultivar Don Mario 6563 IPRO, a qual recebeu adubação de base com 80 kg ha-1 de P2O5 de superfosfato simples (00-18-00) e em cobertura, foram aplicados de 80 kg ha-1 de K2O de cloreto de potássio (00-00-60). No momento da colheita, foram avaliados os componentes de rendimento altura de inserção da primeira vagem, número de vagens por planta, número de grãos por vagem, massa de mil grãos e produtividade. Os dados obtidos foram tabulados e submetidos à análise de variância e quando significativos, realizou-se análise de regressão polinomial a 5% de probabilidade.

Resultados:Para os componentes de rendimento avaliados, foram observadas diferenças significativas (p<0,01) apenas para altura de inserção da primeira vagem, enquanto que para os demais componentes avaliados, não foram verificadas diferenças significativas (p>0,05) para elevação da saturação por bases.

Conclusões:Os resultados obtidos sugerem que a elevação da saturação por bases para 90% conferiu maior altura de inserção da primeira vagem. Os componentes de rendimento número de vagens por planta, número de grãos por vagem, massa de mil e a produtividade não foram influenciados pela elevação da saturação por bases.

Palavras-chave:Glycine max L. Correção da acidez. Gesso agrícola.

3. Colaborador