POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO PARANÁ NO PERÍODO 1946-1971: COLÉGIO ESTADUAL PIO LANTERI

LUBA, Bianca de Almeida1; MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck2;

Introdução:A pesquisa se insere no campo da Educação e possibilita desenvolver habilidades na pesquisa científica, com aprofundamento bibliográfico sobre políticas educacionais, formação de professores e educação escolar; manusear, organizar e analisar documentos escolares.

Objetivo:O objetivo geral é identificar a relação das políticas públicas de educação com a formação dos professores e a instrução pública que se realizava no Grupo Escolar Pio Lanteri, em Curitiba, no período de 1946 a 1971. Os específicos são: Identificar as influências das políticas nacionais sobre as políticas estaduais de educação no período de passagem da Lei 4024/61 para a vigência da Lei 4024/71; Identificar como os professores sentiram a influência das políticas nacionais e estaduais sobre suas práticas, no período estudado; Pesquisar como se deu a implantação das propostas então veiculadas em âmbito nacional, no Grupo Escolar Pio Lanteri, segundo os documentos escolares e o testemunho de professores que as vivenciaram.

Metodologia:A pesquisa fundamentou-se no método histórico documental que se baseia na coleta de fontes, nas quais estão as informações sobre o período pesquisado (1946 a 1971). O método histórico documental, compreende o conjunto de técnicas e métodos usados para organizar e gerenciar fontes coletadas, para que seja possível investigar eventos passados. Os materiais utilizados na investigação e procura de documentação foram: uma câmera fotográfica e uma copiadora, para registrar e guardar as fontes coletadas.

Resultados:Os documentos encontrados na Instituição trabalhada, são de significativa importância para a história da educação, totalizando 215 fotografias, relatando o que ocorreu nos anos de 1946 a 1971 e estão organizadas em pastas chamadas de “Arquivo Morto”, sendo separado apenas o “Plano de Integração da Reforma de Ensino Regular do 2º Grau”. A Escola possui uma trajetória de mais de 40 anos; sendo assim, é um antigo Grupo Escolar de importância para a história da educação de Curitiba, PR. É possível entender também que a Instituição se preocupou e demonstrou comprometimento com dados arquivados, sendo eles: breve histórico do Colégio; grade curricular da época; boletins de alunos; vida legal do estabelecimento de ensino; compondo o “Plano de Integração da Reforma de Ensino Regular do 2º Grau” é possível encontrar: recursos físicos que a instituição possuía/possui e suas quantidades, dados sobre a avaliação e recuperação, promoção, conselho de classe da instituição. Também é possível encontrar a ata referente à escolha do nome para o Colégio, certificados de aprovação em exames de admissão à primeira série ginasial, fichas individuais do ano letivo de alunos da época pesquisada e dados também sobre o requerimento de matricula.

Conclusões:Como foi visto, a rica história de mais de 40 anos do Colégio Estadual Pio Lanteri, anteriormente Grupo Escolar Pio Lanteri, traz à tona a importância da educação num contexto também político. Durante o decorrer da pesquisa foram levantadas 215 fotografias de documentos, sendo todos coletados na instituição pesquisada. Também foi possível encontrar dados importantes no Arquivo Público do Paraná.

Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação Escolar. Grupo Escolar Pio Lanteri.