ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS, IMPACTOS, VANTAGENS E DESVANTAGENS, DEVIDO AO ADVENTO DA TECNOLOGIA BLOCKCHAIN NA ÁREA DE NEGÓCIOS.

ALVES, Igor Junior1; SUZUKI, Gislaine Aparecida2;

Resumo

Introdução:O homem sempre buscou ampliar sua atuação no planeta e simplificar o modo de viver. Ao longo da história, passou do uso direto de sua própria força para fabricar produtos e comercializar, a utilizar moinhos movidos a vento, água e animais, até que aprendeu a criar máquinas e equipamentos que hoje exploram o universo. A evolução tecnológica não parou, nesse contexto surge à indústria 4.0, a qual se associa a inovações tecnológicas em automação e controle de informações que são aplicadas a processos produtivos, seus principais componentes são Internet das coisas, computação em nuvem, Big Data, realidade aumentada etc. Em meio a essas tecnologias, surge à moeda digital bitcoin, simultaneamente a blockchain, que aparece como ferramenta para tornar a moeda digital viável. A tecnologia blockchain confere transparência e segurança em transações, onde as informações são descentralizadas em blocos. Os “players” do mercado (grandes empresas, bancos e governos) observam que as aplicações do blockchain não se restringem apenas a moedas digitais, como também potencializa a redução de intermediários em transações, reduzindo custos e acelerando processos burocráticos.

Objetivo:Realizar levantamento bibliográfico e coletar informações em websites para analisar, discutir e promover uma reflexão sobre as possíveis mudanças, impactos, vantagens e desvantagens, que podem ocorrer devido ao advento da tecnologia blockchain na área de negócios.

Metodologia:O método utilizado foi o levantamento bibliográfico, as principais fontes de informações foram artigos, livros e alguns sites

Resultados:A tecnologia que funciona através da base “Peer-to-peer” visa à descentralização das informações como medida de segurança, dessa forma, sua aplicação pode ser realizada em contratos inteligentes, conferir transparência em transações governamentais, reduzir custos empresariais, rastreabilidade da cadeia produtiva das indústrias etc. Diante disso, empresas são as grandes beneficiadoras ao adotar a tecnologia em seu plano de negócios. As fintechs já o fazem e se tornam mais competitivas do que bancos tradicionais.

Conclusões:Superados os desafios da blockchain (viés tecnológico e aplicações), no ramo de negócios, gestores terão mais segurança para atuarem, podendo administrar com mais transparência e confiabilidade, representando fator competitivo, devido ao fato de que consumidores mais informados buscam serviços e produtos com valores agregados.

Palavras-chave:Indústria 4.0. Blockchain. Tecnologia. Negócios. Administração

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador