ANÁLISE MODAL OPERACIONAL DE UM BITREM

TKATCH, Thiago Ribeiro1; BARBIERI, Nilson2;

Resumo

Introdução:Com a permissão de circulação de veículos, do tipo bitrens, rodotrens e semi-reboques, fornecida pelo COTRAN através da resolução 210 e 211/2006 surgiu a necessidade de se fazer uma análise dinâmica destes veículos uma vez que ao mesmo tempo que eles têm uma maior capacidade de carga eles também são mais instáveis podendo sofrer tombamentos por causa de efeitos como o da amplificação traseira. Para validação de métodos numéricos é proposto um estudo experimental, no qual os dados de vibração de um veículo durante a sua operação são captados e analisados através da análise modal operacional.

Objetivo:O objetivo deste trabalho é validar um modelo numérico do movimento lateral de uma combinação de veículos tipo bitrem através de análise modal operacional para obtenção do comportamento próprio do sistema.

Metodologia:Os dados de acelerômetros colocados em um bitrem durante ensaios foram manipulados através do programa Matlab utilizando análise modal operacional baseada na técnica Covariance-driven Stochastic Subspace Identification, na qual alterando a ordem do sistema e a magnitude dos blocos se pretende achar o comportamento dinâmico do bitrem durante uma curva através dos seus modos de vibrar que serão validados posteriormente com a Modal Assurance Criterion. Com isso pode ser possível validar faixas de velocidades para esses veículos para se certificar que eles não tombem impedindo possíveis percas monetárias, risco a vida e transtornos pelo bloqueio as rodovias.

Resultados:Os resultados dos diagramas de estabilização, frequência, amortecimento, modos de vibrar e Modal Assurance Criterion representados na forma gráfica foram satisfatórios uma vez que não apresentaram nenhum erro previsto em literatura e foram validados pelos métodos utilizados. Através da comparação dos resultados numéricos e experimentais pode-se concluir que houve uma grande aproximação dos resultados demonstrando a viabilidade do método usado para identificação modal.

Conclusões:Os objetivos desse projeto foram concluídos com êxito mas acredita-se que os resultados podem ser aprimorados. Pode-se usar esse método em outros estudos como para validar os cálculos dos efeitos aeroelásticos em carros e aviões.

Palavras-chave: Bitrem. Covariance-driven. Vibração. Análise modal operacional.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador