VALIDAÇÃO DO SOFTWARE DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA - ETMWEB

SERUR, Gabriele1; NOHAMA, Percy2;

Introdução:A Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) inclui todas as maneiras em que os seres humanos compartilham suas ideias e sentimentos sem o uso da fala. Para a CAA de alta tecnologia, considera-se que existem inúmeros fatores, tanto facilitadores como barreiras, determinam o sucesso ou não dos resultados. É importante conhecer esses elementos, uma vez que permitem um manejo necessário para a intervenção e permitem envolver os usuários e as famílias no processo de tomada de decisão.

Objetivo:O objetivo principal foi validar o software ETMweb. E os objetivos específicos envolveram avaliar características como flexibilidade de configuração e usabilidade do ETMweb e comparar o ETMweb com outros sistemas de CAA descritos na literatura.

Metodologia:Teve início com um mapeamento dos emuladores de teclado existentes no meio científico. Depois, a avaliação de desempenho do software de comunicação alternativa ETMweb foi aprovada pelo Conselho de Ética em pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná com o parecer número 2.610.828 de 2018 e ocorreu em duas etapas: (1) avaliação do software por pessoas sem deficiência. Os participantes utilizaram o ETMweb por 3 sessões de 20 minutos. E(2) coleta de dados pré interventivos do software por pessoas com deficiência.

Resultados:Na escala Likert, os participantes consideraram a utilização do ETMweb como neutro em relação à facilidade e agradabilidade; a velocidade de utilização, personalização, informações tutoriais e uso dos acionadores foram considerados satisfatórios. A capacidade de se comunicar, entretanto, apresentou algumas barreiras como lentidão e dificuldades na utilização do preditor de palavras. Os resultados obtidos na facilidade e agradabilidade destacaram as mesmas preocupações de outros estudos os quais demonstram a importância de personalizar os emuladores de teclado. Constatou-se também que outras disposições de teclados que não seja QWERTY podem diminuir o tempo de digitação.

Conclusões:Esse estudo não tem a intenção de esgotar os aspectos técnicos e as possibilidades de utilização do ETMweb. Entretanto, a aplicabilidade e usabilidade do software mostraram aspectos positivos para o uso comunicacional da pessoa com deficiência.

Palavras-chave: Comunicação Alternativa e/ou Ampliada. Emulador de teclado. Distúrbios da Comunicação.