INOVAÇÕES NO SOFTWARE DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA - ETMWEB

SILVA, Renata Cavalheiro da1; NOHAMA, Percy2;

Resumo

Introdução:A Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) é a área da tecnologia assistiva que visa auxiliar pessoas com dificuldades de comunicação. Ela envolve diversos tipos de ferramentas – dentre elas os emuladores de teclado. Nessa pesquisa, foram estudados diferentes emuladores de teclado produzidos a fim de se fazer uma revisão bibliográfica dos métodos já utilizados e testados, e compará-los com o ETMWeb (o emulador de teclado anteriormente desenvolvido pela equipe do orientador desse PIBIC) para que, a partir dessa análise, ela pudesse auxiliar na criação da ideia de um novo método de varredura para o projeto - desenvolvido neste trabalho.

Objetivo:Este trabalho teve como objetivos o estudo dos métodos de varredura já testados e com eficácia comprovada para aprimorar o software de CAA ETMweb, refinar o desenvolvimento da organização das teclas para que a varredura se torne ainda mais eficaz e rápida; além do desenvolvimento de um novo método de varredura.

Metodologia:Para a realização deste trabalho, efetuou-se uma revisão bibliográfica a fim de se encontrar os diferentes modelos de emuladores de teclado já desenvolvidos que (1) fossem estáticos, (2) utilizassem apenas letras e não sílabas nas teclas para escrita de texto, (3) que possuíssem algum tipo de varredura e (4) que fossem ativados por apenas um acionador. A partir da pesquisa com os descritores “"teclado virtual" tecnologia assistiva”, “"virtual keyboard" scanning augmentative and alternative communication”, “scanning keyboard”, “software assistive communication”, “tecnologia comunicação alternativa” e “acionadores para comunicação alternativa” no Google Scholar, no Portal de Periódicos CAPES e também a partir de pesquisas nas referências dos artigos encontrados, foram selecionados 9 estudos que estavam dentro dos 4 critérios selecionados.

Resultados:Com o objetivo de reduzir a diferença de velocidade entre a digitação de uma pessoa sem deficiência e a de uma pessoa com deficiência, um novo método de varredura foi idealizado para que possa ser implementado no ETMWeb, tendo como base estudos anteriores que mostraram aumento significativo nesse quesito.

Conclusões:As tecnologias assistivas possibilitam a inserção dos indivíduos com dificuldades de fala e escrita na sociedade, e por isso é fundamental que cada vez mais as ferramentas da CAA sejam desenvolvidas e aprimoradas. Portanto, o desenvolvimento desse estudo visa otimizar a digitação utilizando o ETMWeb e assim oferecer um emulador com mais opções para os usuários.

Palavras-chave: Comunicação Alternativa e Ampliada. Varredura. Teclado virtual. Emulador de teclado.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador