MAPEAMENTO DO PARQUE DO PASSAÚNA, CURITIBA-PR

HOSSEINI, Shin Bok Melloni1; ACCIOLY, Pyramon2;

Resumo

Introdução:A redução e a fragmentação dos recursos da biodiversidade traduzem-se em alterações nos ecossistemas e na sua capacidade em contribuir com bens e serviços para a sociedade. A fim de mitigar os efeitos da ação antrópica e garantir a biodiversidade e fluxo gênico dos fragmentos florestais, os corredores ecológicos representam uma das estratégias mais promissoras. Estes corredores, quando preservados, se encontram em Unidades de Conservação e Parques Urbanos, constituindo as áreas verdes locais.

Objetivo:A presente pesquisa tem como objetivo mapear as áreas verdes do Parque do Passaúna, no município de Curitiba – Paraná. Especificamente, objetivou-se georreferenciar imagens de satélite, digitalizar o uso do solo do parque, estruturar as informações em um Sistema de Informação Geográfica e elaborar mapas e quadros de áreas finais.

Metodologia:A área utilizada como base para este estudo é o Parque do Passaúna, localizado no Município de Curitiba/PR, pertencente à Área de Proteção Ambiental Estadual do Rio Passaúna. O mapeamento foi realizado por meio da técnica de digitalização dos diferentes usos de solo por fotointerpretação, a qual possibilita a transformação de dados espaciais em dados manipuláveis alfanuméricos e geométricos, realizada sobre imagens aéreas georreferenciadas utilizando o software ArcGIS versão 10.5, da empresa Esri.

Resultados:A partir do mapeamento realizado, foram encontrados 40,15 hectares de Floresta Ombrófila Mista em estágio intermediário de regeneração, correspondendo a 62,46% do parque, 13,49 hectares de Vegetação herbácea rasteira, correspondendo a 20,98% e 3,35 hectares de Floresta Ombrófila Mista Montana em estágio médio inicial de regeneração, correspondendo 5,22% da área do parque. Ainda que bem conservado, o parque apresentou 2,31 hectares de Agricultura, ocupando 3,59% da área.

Conclusões:O mapeamento do Parque do Passaúna permitiu identificar a distribuição das áreas verdes e corredores ecológicos presentes na maior parte do parque e suas representatividades no meio, sendo uma ferramenta importante para a continuação da preservação dos ecossistemas encontrados.

Palavras-chave:Mapeamento. Áreas verdes. Corredores ecológicos. Passaúna.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador