PROJETO E MANUFATURA PARA NOVAS GEOMETRIAS PARA O TIJOLO SOLO-CIMENTO BASEADO NO CONCEITOS DO MÉTODO BIOS

SERAPHIM, Francisco Ferreira Oliveira1; JUNIOR, Osiris Canciglieri2;

Resumo

Introdução:A indústria da construção civil vem sendo responsável por uma grande quantidade de dióxido de carbono liberado na atmosfera. Produtos como o tijolo cerâmico passam por um processo de queima que agrava ainda mais esta situação. Unindo biomimetismo e sustentabilidade, o tijolo ecológico bioinspirado surge como alternativa de produto, elaborado com a ferramenta conceitual Método BIOS.

Objetivo:Esta pesquisa teve como objetivo a realização de uma revisão de literatura para maior domínio no assunto abordado, compreensão e estudo do Método BIOS, para aplicação deste no desenvolvimento de uma nova geometria para o tijolo ecológico.

Metodologia:A pesquisa foi realizada através de uma revisão sistemática para o domínio do assunto. Em seguida, um estudo aprofundado a respeito do Método BIOS foi realizado para então aplica-lo. Na aplicação, foi utilizado o software SolidWorks para para modelagem 3D do produto em desenvolvimento.

Resultados:Após a revisão sistemática, verificou-se que há falta tijolos solo-cimento com geometrias que permitam paredes com ângulos obtusos no mercado. Então, com a aplicação do Método BIOS foi iniciada a busca por uma solução biomimética e sustentável que viabilizasse a construção de ângulos diferentes de 90°. Algumas tecnologias naturais foram estudadas, como teia de aranha e a estrutura do ninho de cupim, porém, a bioinspiração utilizada no redesign foi o formato hexagonal dos favos de mel encontrados em colmeias. Obteve-se 3 tipos de tijolos diferentes que permitem que paredes de 120° sejam erguidas de maneira facilitada, que proporciona redução da poluição e desperdício de material abundantes em outros produtos de alvenaria.

Conclusões:O produto criado neste projeto depende apenas de uma prensa que compacte uma mistura de água, cimento e solo para ser produzido. Levando em consideração que no momento atual a demanda por atividades e produtos de baixo impacto é crescente, o tijolo ecológico biomimético proporciona uma redução de material desperdiçado e de emissões de gases poluentes, em comparação com produtos similares.

Palavras-chave: Tijolo. Tijolo Ecológico. Biomimetismo. Método BIOS.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador