O ECUMENISMO NO DOCUMENTO DE MEDELLÍN

JUNIOR, José Luiz da Silva1; WOLFF, Elias2;

Resumo

Introdução:Este trabalho visou pesquisar a II Conferência do Episcopado Latino – Americano e Caribenho realizado em Medellín (1968), buscando compreender como orienta a prática ecumênica dos cristãos católicos do continente.

Objetivo:O objetivo geral da pesquisa foi apresentar a compreensão e as dimensões do ecumenismo proposto na II Conferência Geral dos bispos da América Latina e do Caribe, mostrando sua relação com o concílio Vaticano II e o movimento ecumênico do continente. Para tanto, a pesquisa se concentrou no documento conclusivo da Conferência de Medellín, com o apoio de comentadores. A partir de então, procurou-se identificar os objetivos da ação ecumênica, seus principais desafios e possibilidades na região.

Metodologia:O método utilizado na pesquisa se caracteriza como análise qualitativa da bibliografia pertinente ao objeto da pesquisa.

Resultados:Os resultados alcançados mostram que a Conferência de Medellín foi o ponto de partida para a prática ecumênica da Igreja Católica na América Latina, e tal aconteceu no contexto de recepção das orientações do Vaticano II. A proposta ecumênica de Medellín tem dimensões teológica, espiritual, pastoral e social, com ênfase nas três últimas. Cabe ressaltar que a Conferência de Medellín foi um ato ecumênico em si mesmo, como se constata na presença e atuação dos observadores de outras Igrejas nos debates da Conferência e na prática da hospitalidade eucarística – gesto este que deu um caráter profético na proposta ecumênica da Conferência.

Conclusões:Medellín abriu para os católicos do continente os caminhos do diálogo em busca da unidade cristã, e as Conferências posteriores do episcopado católico latino-americano seguiram na mesma direção. O ecumenismo na Igreja Católica da América Latina é ainda incipiente e a convicção ecumênica é fragilizada por fatores internos da Igreja Católica, bem como pelas tensões existentes no interior do pluralismo eclesial na região. Contudo, muitos percorrem esses caminhos com convicção de fé e de fidelidade ao Evangelho no qual Jesus expressa o desejo de unidade dos seus discípulos: "Que sejam um!" (Jo 17,21). .

Palavras-chave:Conferência de Medellín. Concílio Vaticano II. Ecumenismo. Igreja

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador