A FORMAÇÃO DOS CATEQUISTAS, EDUCADORES DA FÉ.

SILVA, Cristiane Alves de Almeida1; PERETTI, Clelia2;

Resumo

Introdução:A presente pesquisa estuda a formação de catequista, educadores da fé em âmbito nacional e sua repercussão no Regional Sul II.

Objetivo:Levantar dados sobre a formação catequética, averiguando as bases epistemológicas da formação nos documentos da CNBB sobre a Catequese nos Programas do Regional Sul II. Estudar o documento Catequese Renovada de 1983, destacando o processo permanente e indispensável para a educação da fé cristã, as diversas dimensões da catequese, dos métodos, da formação e missão dos catequistas. Averiguar no Diretório da Catequese 2006, os fundamentos teológicos pastorais da catequese, bem como, objetivos, finalidades, perfil do educador catequista e as bases teóricas de sua formação. Analisar as disposições pastorais para a iniciação à vida cristã no Documento 107 da CNBB de 2017, averiguando os avanços na formação do educador catequista. Verificar nos textos e manuais de catequese, as concepções pedagógicas que fundamentam a formação dos catequistas.

Metodologia:Pesquisa qualitativa bibliográfica, delimitando a análise dos documentos a partir do Concílio Vaticano II, documentos da CNBB, como o Catequese Renovada, Diretório Nacional de Catequese, Iniciação à Vida Cristã e subsídios do Regional Sul II que tratam da formação de Catequistas, Educadores e Teólogos.

Resultados:Construindo a evolução da formação do catequista, a saber: Catequese Renovada – discute a nova mentalidade catequética trazendo o catequista para a formação; Diretório Nacional de Catequese – amplia o campo formativo e metodológico, onde sintetiza experiências e documentos até então publicados e Iniciação à Vida Cristã – reforça a importância da inspiração catecumenal na catequese e sua formação. Este documento embasado no texto Bíblico dos discípulos de Emaús – traz a relação entre as atitudes de Jesus e a metodologia “ver, julgar e agir”.

Conclusões:Há avanços qualitativos na concepção formativa do catequista, conforme análise dos documentos e de subsídios. Contudo, no percurso da pesquisa observou-se que o Episcopado ainda não formalizou a dimensão de formação de catequistas e há falta muitas vezes de relação entre teoria e prática, ou entre fé e vida.

Palavras-chave: Teologia. Catequese. Formação. Método.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador