ESPIRITUALIDADE E MÍSTICA DO EDUCADOR EM EDITH STEIN. UM ESTUDO DA OBRA CIÊNCIA DA CRUZ

OLIVEIRA, Janaína Bueno Fróes de1; PERETTI, Clelia2;

Resumo

Introdução:A presente pesquisa aborda a relação entre teologia e pedagogia apontando para a espiritualidade e a mística do educador. Apresenta reflexões de Edith Stein sobre a doutrina mística de São João da Cruz, na obra A Ciência da Cruz, que trata da comunicação do ser humano em relação consciente da presença de Deus na alma humana e da via mística que leva a compreensão da mensagem da cruz.

Objetivo:Analisar a contribuição de Edith Stein para uma espiritualidade e mística do educador a partir da obra A Ciência da Cruz, verificando as relações entre teologia e pedagogia. Identificar na obra steiniana as categorias que definem a espiritualidade e a mística do educador. Definir a partir dos escritos steinianos os termos espiritualidade e mística. Averiguar na abordagem fenomenológica steiniana o conceito de “Ciência da Cruz” e seu sentido para a espiritualidade e a mística do educador.

Metodologia:Utilizou-se o método hermenêutico-fenomenológico e realizou-se levantamento bibliográfico.

Resultados:O educador no processo formativo, necessita conhecer a estrutura da pessoa humana em sua integralidade, singularidade, interioridade e profundidade. O educador deve conduzir o educando mediante a prática pedagógica ao reconhecimento da gratuidade divina pelo dom do seu ser e da essência que o constitui. Na visão educativa a experiência mística deve conduzir a uma conexão interna entre as essências e os traços individuais de cada pessoa humana. O educador pode contribuir no encontro do outro com seu mistério enraizado no mistério divino e revelado em Jesus Cristo.

Conclusões:As categorias que definem a espiritualidade e a mística do educador no ato pedagógico são: empatia, abertura, aconselhamento, humanização e vivência. Em Edith Stein encontra-se delineada uma espiritualidade mística do educador que aponta para o sentido da vida, que não se resume só na vida terrena, mas tende para a vida eterna. Compreendendo, desta forma, a contribuição mística de Edith Stein para a experiência espiritual contemporânea, no sentido de que A Ciência da Cruz se torna um convite para a tomada de decisão de união com Deus.

Palavras-chave: Educador. Ciência da Cruz. Mística. Teologia. Pedagogia.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador