SISTEMA MICROCONTROLADO PARA MONITORAR O TEMPO DE PERMANÊNCIA EM POSIÇÃO ÚNICA EM ASSENTO DE CADEIRA DE RODAS

LAVRATTI, Lucas1; NETO, Guilherme Nunes Nogueira2;

Resumo

Introdução:Este projeto compreende o desenvolvimento de um sistema inteligente para prevenir úlceras por pressão. Estes tipos de lesões por pressão são causados por condições precárias de oxigenação em tecidos pressionados por longos períodos e podem vir a ocasionar uma certa perda da qualidade de vida do paciente.

Objetivo:Dentre os objetivos deste projeto de pesquisa, destaca-se a elaboração de um sistema computacional integrado de monitoramento e alerta para o paciente usuário de cadeira de rodas sobre de uma possível situação de risco de lesão, e a confecção de uma malha sensorial que possa alimentar o sistema desenvolvido com os dados necessários para um funcionamento mais adequado. Pretende-se que este objetivo seja concluído de modo a proporcionar um sistema de baixo custo, consistindo, assim, em uma solução disponível para o público amplo, especialmente cadeirantes e portadores de necessidades especiais para locomoção.

Metodologia:Foram realizados diversos testes com diferentes componentes para então selecionar quais representam a melhor solução para o sistema proposto. Durante estes testes foi constatado a capacidade do material Velostat em constituir o principal componente da malha sensorial, pois apresenta as propriedades necessárias para um sensor de pressão com baixo custo e performance confiável.

Resultados:O resultado deste projeto é a construção de um sistema composto da malha sensorial, o hardware utilizado para comunicação com um smartphone e um aplicativo para alertar e informar o usuário quanto a lesões por pressão. A construção deste sistema foi realizada dentro das expectativas de custo e de qualidade de obtenção de dados. Finalmente, foram realizados testes com usuários para validação do conjunto.

Conclusões:O sistema foi construído dentro dos requisitos estabelecidos de custo e de confiabilidade, capaz de alertar o usuário em momentos específicos. O custo do projeto foi mantido baixo conforme o esperado. Em linhas gerais, o sistema teve aceitação do público e gerou um sentimento de segurança no paciente.

Palavras-chave:Lesão por pressão. Assento inteligente. Material variavelmente resistivo. Sensor de pressão. Malha sensorial

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador