SISTEMA INTELIGENTE PARA MONITORAR E PREVENIR AGRAVAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO: APLICAÇÃO E PROSPECÇÃO

WILCEKI, Amanda1; NETO, Guilherme Nunes Nogueira2;

Resumo

Introdução:A úlcera ou lesão por pressão acontece na pele ou tecidos subjacentes como resultado de pressão ou combinação com cisalhamento. Observa-se que a imobilidade e a falta de sensibilidade a predispõem. Existe a recomendação de que não se permaneça acima de duas horas em uma posição sem alívio.

Objetivo:Realizar uma revisão de literatura para dar parâmetros de saúde na confecção de um sistema que mapeie a pressão no assento e emita as notificações por meio de um aplicativo para smartphones sobre a mudança de posição, bem como realizar testes.

Metodologia:A revisão da literatura em bases de dados eletrônicas possibilitou a escrita do conteúdo didático do aplicativo. Foram realizados testes em bancada e laboratório e depois com três participantes, após selecionados pela Escala de Waterlow. Por 20 minutos, foi solicitado que sentassem na malha de sensores sobre sua própria almofada e cadeira de rodas. O aplicativo emitia uma notificação previamente programada decorridos 10 minutos. Para avaliação, foi utilizado um questionário próprio sobre condições de saúde do voluntário e uso do sistema com método da Escala Likert. A análise dos dados foi qualitativa.

Resultados:Através dos testes e questionário, o sistema mostrou-se eficaz em emitir notificações e expor por meio de visualização gráfica a pressão exercida no assento, principalmente nas regiões mais propensas à lesão, e demonstrou também os movimentos realizados para alívio da pressão. Pelo questionário, os voluntários consideraram o sistema útil para o objetivo proposto. Contudo, não houve concordância total sobre sentir-se seguro com o uso.

Conclusões:Até o momento, o sistema é útil para prevenção de lesões por pressão. O uso do aplicativo é condicionado ao conhecimento prévio de como utilizar smartphones. Devido ao custo total baixo, tal tecnologia assistiva demonstra aplicabilidade à população e possivelmente redução de despesas na saúde no tratamento dessa patologia. Ainda, necessita-se mais participantes para validação.

Palavras-chave:Lesão por pressão. Distribuição de pressão. Sistema inteligente. Sistema de baixo custo. Cadeira de rodas

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador