ESTUDO DE ADIÇÃO DE NANOTUBOS DE CARBONOEM ARGAMASSAS DE CIMENTO PORTLAND –ESTUDO DA PERMEABILIDADE DE ARGAMASSA

QUADROS, Kelly Fernanda de1; MARCONDES, Carlos Gustavo Nastari2;

Resumo

Introdução:Nos constantes estudos para aumento de eficiência do cimento Portland, um dos assuntos recorrentes referem-se aos concretos da terceira geração. Estes concretos contam com dimensões dos agregados em escala nanométrica, como é o caso de Nanotubos de carbono (NTCs).

Objetivo:O presente trabalho tem como objetivo estudar o comportamento da permeabilidade da argamassa de cimento Portland com adição de NTCs, preparada com diferentes dosagens de NTC.

Metodologia:A pesquisa foi conduzida por estudos já realizados anteriormente, e fundamentada em normas da ABNT relacionadas a argamassas de cimento Portland e ao ensaio de absorção de água por imersão. Foram confeccionados três traços contendo os NTC em porcentagens que variaram de 0,05%, 0,07% e 0,1% sob massa do cimento e um traço de referência sem os NTCs. No descritivo do trabalho inclui-se as propriedades e características do NTCs utilizados na pesquisa, e na metodologia encontra-se a produção dos corpos de prova (amostras) referentes ao traço de argamassa e a descrição do ensaio de índice de consistência e absorção de água por imersão.

Resultados:O ensaio de índice de consistência resultou em uma análise de que a adição NTCs deixou a argamassa com menos plasticidade consequentemente com uma quantidade de vazios em seu interior maior, representada em uma consistência mais áspera dessas argamassas em relação a argamassa sem a adição. Este fato influenciou no resultado de absorção de água por imersão sendo que as argamassas que apresentaram maior porosidade, foram aquelas que continham a adição de Nanotubos de carbono. A absorção de água em corpos de prova com a adição de NTCs chegou a uma média de 0,2% a mais do que o traço referencial.

Conclusões:A análise feita a partir do estudo constatou que a inserção de NTCs nas argamassas deve vir acompanhada da utilização de maior porcentagem de aditivo plastificante de forma a compensar a perda de plasticidade e o consequente aumento da porosidade.

Palavras-chave: Argamassa. Cimento Portland. Nanotubo de carbono.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador