APROFUNDAMENTO TEÓRICO E VALIDAÇÃO DE ESCALAS RELATIVAS ÀS TEMÁTICAS ‘COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, NORMAS PESSOAIS E COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL PARA O MEIO-AMBIENTE’

GAVA, Marilia Delhy1; MELO, Aline Alvares 3; TORTATO, Ubirata2;

Resumo

Introdução:O sucesso de programas ambientais importantes pode depender do comportamento do empregado. O problema é que, geralmente, este tipo de comportamento está além do escopo de recompensa formal e desempenho dos sistemas de avaliação. E para que o comportamento voltado para a sustentabilidade seja cada vez mais comum nas organizações, é necessário maior entendimento sobre seus antecedentes e influências, inclusive sua relação com o comprometimento organizacional do empregado. O projeto de PIBIC a que este relatório se refere é parte de uma tese em andamento que tem por objetivo compreender a influência do comprometimento organizacional na relação entre as normas pessoais e o comportamento de cidadania organizacional para o meio-ambiente. Enquanto as normas pessoais se referem a crenças e valores internalizados pelos indivíduos, o comprometimento organizacional decorre da relação que o trabalhador tem com a organização em que trabalha; já o comportamento de cidadania organizacional para o meio-ambiente refere-se ao comportamento sustentável realizado pelo trabalhador no ambiente de trabalho, de forma discricionária, isto é, não decorrente de suas obrigações. A partir disso, o projeto de PIBIC versa sobre uma fase particular importante que é o aprofundamento teórico dos três constructos em análise (explicados acima) e a validação das escalas que serão utilizadas para coletar os dados.

Objetivo:Esta pesquisa tem por objetivo ‘Auxiliar no aprofundamento teórico sobre as temáticas: Comprometimento Organizacional, Normas Pessoais e Comportamento de Cidadania Organizacional para o Meio-Ambiente; e nas etapas relacionadas à validação das escalas utilizadas na pesquisa’.

Metodologia:Para a realização desta pesquisa foi utilizada a "Revisão sistemática de literatura". A Revisão sistemática de literatura permite focar nos termos chave e nos veículos de publicação que se considerem mais adequados aos propósitos da pesquisa. Apresenta rigor e flexibilidade que permitem enriquecer o conteúdo textual da pesquisa.

Resultados:Os resultados deste estudo tiveram como produtos: maior aprofundamento teórico dos construtos após a revisão sistemática de literatura. Com este aprofundamento é possível dar prosseguimento a uma pesquisa maior em nível de doutorado. Esta pesquisa, portanto, é parte de um projeto mais abrangente e que terá continuidade e desdobramentos em projetos futuros.

Conclusões:A pesquisa foi importante para a compreensão dos temas estudados.

Palavras-chave: Normas Pessoais. Comprometimento Organizacional. Comportamento de Cidadania Organizacional para o Meio-Ambiente. Sustentabilidade. Revisão sistemática de literatura.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador