AS COMUNIDADES FORMADORAS EM EDITH STEIN.

AMARAL, Thaine Nascimento1; PERETTI, Clelia2;

Resumo

Introdução:Este estudo está vinculado ao projeto contribuições filosófico-teológicos do fenômeno religioso na contemporaneidade. A formação no contexto atual tem sido objeto de grandes discussões, aplicada em formatos, tempos e espaços variados, acredita-se que essa responsabilidade não é tarefa de apenas uma pessoa, mas de toda uma equipe de formadores que segundo Edith Stein(1891-1945) não devem ser confiada a outros nem renegadas ou reduzida a uma abordagem reducionista.

Objetivo:Analisar o tema da comunidade e a interação das diferentes formas de conviver na formação integral da pessoa humana a partir dos escritos de Edith Stein.

Metodologia:Levantamento bibliográfico das obras escritas por Edith Stein e seus estudiosos que abordaram o tema proposto, tendo como método o fenomenológico descritivo.

Resultados:Através do estudo das obras de Edith Stein e outros, foi possível analisar a reflexão sobre a formação integral humana que permitiu identificar o desenvolvimento das competências humanas a partir de um olhar fenomenológico onde a pessoa é vista desde sua interioridade e conduzida à maturidade para que se conheça como ser integral e integrado ao mundo, estabelecendo relações de empatia no seu grupo comunitário. Para isto, as comunidades formadoras se declinam sobre um processo harmonizado de ações intersubjetivas que estimulam o ser humano a reconhecer em si e além de si, a vivência como dádiva a ser compartilhada. A formação educacional deve oferecer uma construção pessoal e comunitária em um movimento inter-relacional que entende a vida como via formativa.

Conclusões:Stein contribui vigorosamente no âmbito da educação, nas diferentes formas de comunidade e a do papel do educador. As concepções antropológica-filosóficas, psicológicas e pedagógicas exibido por Stein inclui referências sólidas para o atual contexto da formação educacional. Para todos aqueles que estão num processo contínuo de formação profissional Stein propõe uma busca do significado da essência da educação, voltado para a formação da alma da pessoa humana.

Palavras-chave: Comunidade. Formação. Educação.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador