A ESCOLA UNITÁRIA E O PRINCÍPIO EDUCATIVO

JUNIOR, Jonas Lino Soares1; PEREIRA, Fabio Inacio2;

Resumo

Introdução:O presente trabalho apresenta um estudo sobre a concepção de escola unitária e o princípio educativo a partir das ideias educativas de Antônio Gramsci (1891-1937), presentes nos “Cadernos do Cárcere” (2004). A vitalidade das discussões em torno das ideias educacionais do pensador, que pode ser conferida pelo volume de publicações de pesquisas, explica-se pela atualidade dos problemas que ele abordou e, principalmente, pelo fato dele ter dado a mais profunda atenção aos excluídos e explorados da sociedade, tanto no campo, quanto na cidade.

Objetivo:A pesquisa levou em consideração a compreensão do intenso processo de transformações econômico-político-sociais do início do século XX, particularmente na Itália, e teve como objetivo compreender a concepção de escola unitária e princípio educativo do filósofo italiano, em particular, no caderno 12. Parte-se do princípio que o desenvolvimento deste estudo poderá contribuir para a análise dessa proposta de educação, reencontrando o importante tema da educação, que se organiza numa perspectiva de educação emancipadora.

Metodologia:A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho foi a hermenêutica. A partir desta proposta metodológica buscou-se a compreensão das ideias de Gramsci por meio de estudos interpretativos realizados em seus escritos e em textos de comentadores, fundamentais, sobre a temática em questão.

Resultados:A pesquisa permitiu compreender a centralidade da proposta de escola unitária de Gramsci e a importância do trabalho como princípio educativo. A sua visão de escola compreendia o homem como parte ativa no trabalho e não meramente um operador de máquinas; visava uma formação de trabalhadores mais conscientes e ativos diante de assuntos como: política, economia e história.

Conclusões:A sua concepção de educação explicitou-se tornando possível identificar a necessidade de constituir uma escola ativa que possibilita a formação do homem em todas as suas dimensões. Por fim, vislumbrou-se se ideal formativo, um homem capaz de governar, a junção de especialista mais político.

Palavras-chave:Gramsci. Educação. Escola unitária. Princípio Educativo.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador