OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA

LEAL, Viviane Aparecida1; PORTILHO, Evelise Maria Labatut2;

Introdução:Este relatório faz parte da pesquisa “Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada”, realizada em sete instituições de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com professores participantes de um Programa de Formação Continuada desenvolvido nas instituições que atuam, assim como a pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada na qual está inserido projeto Os estilos de aprendizagem e ensino de professores em formação continuada que procura responder ao questionamento sobre a relação existentes entre o estilo de aprendizagem e ensino do professor e a influência do estilo de aprendizagem do professor nos métodos e estratégias utilizados por ele em seu processo de ensino.

Objetivo:Tendo como objetivo geral analisar os estilos de aprendizagem e ensino dos professores envolvidos, primeiramente identificando seus estilos de aprendizagem, em seguida reconhecer seus estilos de ensino para poder destacar os aspectos comuns e diferentes. Objetivos específicos • Identificar os estilos de aprendizagem dos professores. • Reconhecer os estilos de ensino dos professores. • Destacar os aspectos comuns e diferentes advindos dos instrumentos de pesquisa sobre os estilos de aprendizagem e ensino.

Metodologia:Como instrumento de coleta de dados foram utilizados o Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem e o Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino. A metodologia adotada é de caráter qualitativo na visão da abordagem fenomenológica hermenêutica.

Resultados:Os resultados indicam uma predominância do estilo reflexivo de aprendizagem, na qual o indivíduo apresenta como algumas características ser ponderado, consciente, receptivo, analítico e exaustivo. Os números levantados apresentam também a predominância do estilo dinâmico de ensino, no qual o individuo trabalha com situações reais, cria condições para que o aluno tenha autonomia durante as aulas, percebe que os alunos aprendem quando demonstram habilidades em resolver problemas.

Conclusões:Os dados alcançados indicam que uma dificuldade dos profissionais da educação em relacionar a forma como aprendem com os métodos e estratégias utilizadas para ensinar.

Palavras-chave: Estilos de aprendizagem. Estilos de ensino. Formação continuada.