SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA LEITURA E PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO

BENKE, Juliana Ferreira1; KRETZMANN, Caroline2;

Introdução:A argumentação é utilizada diariamente e se mostra de extrema importância nas produções textuais de base argumentativa, o que gera a necessidade de compreensão de suas características para uma produção textual mais eficiente.

Objetivo:O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver uma sequência didática para o trabalho com leitura e interpretação do texto dissertativo-argumentativo para os estudantes do Programa Habilidades do Núcleo Básico em Língua Portuguesa (HNB-LP). Para tanto, pretende-se definir os conceitos de argumentação e categorias argumentativas com base na Nova Retórica, de modo a estabelecer uma categorização da estrutura do texto dissertativo-argumentativo; ainda, busca-se descrever a proposta didática para o ensino de gêneros textuais de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); bem como observar como o gênero dissertativo-argumentativo é trabalhado nas aulas do Programa HNB-LP e, a partir dessa observação, desenvolver uma nova proposta de sequência didática para o gênero.

Metodologia:Primeiramente, foram observadas as aulas do Programa HNB-LP destinadas ao trabalho com o texto dissertativo-argumentativo. Em seguida, de 32 produções, foram selecionadas e analisadas 18 de modo a categorizar as principais dificuldades dos estudantes ao escrevê-las. A partir dessa análise, foi possível verificar os problemas mais recorrentes nos textos e propor uma sequência didática para saná-los

Resultados:Esses principais problemas foram: falta de clareza na apresentação do tema; ausência de articulação de ideias, por meio do emprego de operadores argumentativos; exposição de argumentos incompletos; inadequações no emprego da pontuação; e falhas no emprego da norma padrão. Portanto, a sequência didática desenvolvida trabalha, principalmente, estratégias argumentativas, como articular as ideias selecionadas para defesa do ponto de vista, pontuação com intuito de melhorar a coesão textual, planejamento do texto e nível linguagem aceita no texto dissertativo-argumentativo.

Conclusões:Apesar de não ter sido tarefa fácil a didatização da teoria levantada na pesquisa, o objetivo de propor uma sequência didática para o trabalho com leitura e interpretação do texto dissertativo-argumentativo para os estudantes do HNB-LP foi cumprido neste trabalho. E representa o ponto de partida para a pesquisadora desenvolver as habilidades de elaboração de sequências didáticas para o ensino de gêneros textuais.

Palavras-chave: Sequência didática. HNB-LP. Texto dissertativo-argumentativo. Argumentação.