ROLE PLAYING GAME COMO METODOLOGIA ATIVA PARA ENSINO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SANTOS, Cintia Koubetch dos1; CUNHA, Thiago Rocha da2;

Introdução:Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) correspondem a um conjunto de metas globais a serem cumpridos até 2030 pelos países membros da ONU. A inclusão dos temas relacionados aos ODS no ensino superior permite a abordar temas complexos em relação ao mundo, dando uma visão de coletividade além de sensibilização dos estudantes em relação aos temas abordados. Nesse sentido, esta pesquisa busca o desenvolvimento de sequência didática utilizando metodologia ativa de ensino aplicável para abordagem dos ODS, utilizando o Role Playing Game (RPG) “O Lamento do Sábio”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa CNPq/PUCPR Bioética e Educação.

Objetivo:Formular uma sequência didática baseada em sistemas de RPG a partir da análise da literatura científica que versa sobre metodologias ativas no ensino superior.

Metodologia:Essa pesquisa foi dividida em duas etapas. A primeira trata-se da revisão integrativa realizada na plataforma Scielo com as palavras-chave “METODOLOGIAS “AND” ATIVAS “AND” ENSINO” cujos artigos foram selecionados, lidos e categorizados. A segunda etapa da pesquisa voltou-se à construção das “missões” que corresponderão as sequências didáticas a serem incluídas no RPG na forma de situações problemas a serem resolvidos pelos jogadores.

Resultados:A revisão integrativa resultou em um total de 49 artigos que foram divididos em seis categorias analíticas: 1) Aprendizagem Baseada em Problemas/Problematização; 2) Interação/tecnologias; 3) Sensibilização/troca de experiências; 4) Avaliação; 5) Formação docente; 6) Gamificação. Apoiando-se nos referenciais teóricos e na revisão integrativa, foram construídas cinco missões utilizando como base três dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: ODS 13 (Combate às alterações climáticas), ODS 14 (Vida na água) e ODS 15 (Vida Terrestre). Identificou-se que o RPG se adequa na forma de metodologia ativa baseada em problema visto que, nas missões desenvolvidas são apresentadas aos estudantes situações problemas relacionadas à sustentabilidade para que eles solucionem levando em consideração parâmetros conceituais de bioética e direitos humanos.

Conclusões:A partir da revisão integrativa, foi possível situar o RPG como uma forma de metodologia ativa no ensino superior. As missões desenvolvidas na forma de sequência didática para o Role Playing Game permitem abordar temas como direito à água, preservação da terra e responsabilidade socioambiental a partir de uma perspectiva crítica e cooperativa.

Palavras-chave:Desenvolvimento Sustentável. Bioética. Metodologias ativas. Educação