IMPLICAÇÕES (BIO)ÉTICAS DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PROBLEMAS COMPLEXOS PARA RESOLUÇÃO POR METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO

WILL, Walkyria Busato1; CUNHA, Thiago Rocha da2;

Introdução:Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram definidos no contexto das Nações Unidas e apresentam metas ambientais, econômicas e sociais a serem cumpridas pela comunidade internacional até o ano de 2030, tendo como uma das prioridades a aliança entre o crescimento econômico, a sustentabilidade ambiental e justiça social. A Bioética é uma área privilegiada para acompanhar os ODS, na medida em configura-se como uma área interdisciplinar que aborda temas sanitários, ambientais socioeconômicos e culturais nas esferas individuais, coletivas e planetárias. O presente trabalho desenvolveu uma metodologia ativa, utilizando um RPG (Role Playing Game), que dialoga com a Bioética visando ensinar e promover discussões críticas sobre os ODS no Ensino Superior.

Objetivo:Formular uma sequência didática baseada em sistemas de RPG a partir da análise das produções em Bioética que versam sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Metodologia:A presente pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. A primeira etapa se refere a uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados SCIELO e CAPES Periódicos, nos idiomas português, inglês e espanhol, com os descritores: “Desenvolvimento Sustentável” AND “Bioética”, “Desenvolvimento Sustentável” AND “ODS” e “Bioética” AND “ODS”. A segunda etapa foi o desenvolvimento de uma sequência didática por meio de missões, baseadas nos ODS, para o RPG.

Resultados:Dos 183 artigos encontrados, apenas 19 respondiam aos critérios de inclusão. Os artigos foram analisados na íntegra e seu conteúdo foi categorizados em quatro eixos: 1) Conceitos e histórico; 2) Responsabilidades; 3) Ética do Desenvolvimento Sustentável; 4) Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável; 5) Governança global e Sustentabilidade. A partir da revisão integrativa e outras referências afetas ao tema, a sequência didática contou com a elaboração de cinco cartas que acordaram 4 ODS, sendo eles: ODS 3 (saúde e bem-estar), ODS 13 (ação contra a mudança global), ODS 15 (vida terrestre) e ODS 16 (paz justiça e instituições eficazes). As missões propõem dilemas que incentivam a discussão crítica e cooperativa dos jogadores na busca de uma melhor decisão para o problema proposto, incentivando que os estudantes percebam a relação entre os ODS, a Bioética e o Desenvolvimento Sustentável.

Conclusões:Na busca por uma forma de metodologia ativa para efetivar os ODS, a Iniciação Científica em si se mostrou como uma ferramenta capaz de promover discussão e ensinamento ativo da relação entre ODS, Bioética e Desenvolvimento Sustentável. Vale ressaltar que os estudos analisados tratam tanto de temas da Bioética quanto dos ODS, entretanto sem os nomeá-los como tais, mostrando a necessidade de se desenvolverem mais estudos e discussões que permitam o entendimento da correlação e interdependência da discussão e correlação cotidiana dos objetivos, da Bioética e da busca por um Desenvolvimento Sustentável.

Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável. Educação. Bioética. Role Playing Game.