ENSINO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DELINEAMENTOS A PARTIR DA ANÁLISE CRÍTICA DA LITERATURA

BARBOSA, Jessika da Cruz Sanches1; CUNHA, Thiago Rocha da2;

Introdução:Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada pelas Nações Unidas composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nesta agenda estão previstas ações globais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, energia, água e saneamento, entre outros. Ao se abordar o tema dos ODS na educação superior, acompanhando-se os avanços tecnológicos e didáticos que se fixou na nova geração como forma de aprendizagem, se faz necessária a criação de novas ferramentas didáticas para alcançar o público alvo e desencadear o pensamento crítico, ético e reflexivo.

Objetivo:Formular uma sequência didática para ensino dos ODS baseada em sistemas de RPG a partir da análise da literatura científica nos campos da Bioética e da Educação Ambiental

Metodologia:A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas, sendo a primeira uma Revisão integrativa que utilizou as palavras-chaves “Bioética” e “Educação Ambiental” por meio da base de dados eletrônica Periódicos CAPES acessada nos computadores da Biblioteca da PUCPR. A segunda etapa, corresponde a elaboração de uma sequência didática na forma de Missões (situações problemas) para aplicação em Role Playing Game.

Resultados:Dos 134 artigos encontrados, apenas 25 responderam aos critérios de inclusão. Desses, 20 artigos foram escritos em português, 3 em espanhol e 2 em inglês. A revisão integrativa da literatura resultou em cinco grandes categorias: 1) Bioética e interdisciplinaridade; 2) Interação educação e meio ambiente; 3) Métodos qualitativos e processos de aprendizagem; 4) Sequências didáticas/ metodologias ativas; 5) Relação homem/natureza e tecnologia. A sequência didática contou com a elaboração de 5 missões que usou como base o ODS 3 (Saúde e bem-estar). As missões propõem dilemas que incentivam a discussão crítica e cooperativa dos jogadores na busca de uma melhor decisão para o problema proposto, incentivando que os estudantes percebam a relação entre os ODS, a Bioética e a sustentabilidade.

Conclusões:O estudo em questão permitiu a construção de problemas a serem aplicados no ensino superior com o propósito de abordar criticamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A sequência didática produzida, por meio das missões, contempla assuntos pertinentes atualmente e que contribuem para o conhecimento da biodiversidade e a aplicação da sustentabilidade e saúde.

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Bioética. Educação Ambiental. Sustentabilidade.