O CONCEITO DE VIVÊNCIA / PEREZHIVANIE NA OBRA DEV YGOTSKI : O ENTENDIMENTO CONCEITUAL

DIAS, Millene Zanoni1; RAMON, Paulo Caldas Ribeiro2;

Resumo

Introdução:Perezhivanie é uma palavra usada no cotidiano da língua russa, porém, Vigotski atribui ao longo de sua produção sentidos únicos para compreender o fenômenos psíquicos. A característica dramática foi sendo gradativamente demonstrada na teoria com base na dialética, de modo que se compreende a constituição do sujeito, sua subjetividade e o movimento dialético da manifestação da vivência humana.

Objetivo:O objetivo geral desta pesquisa consiste na compreensão conceitual da vivência/perezhivanie na obra de Vigotski entendida sob a perspectiva dramática.

Metodologia:A presente pesquisa consiste em um levantamento bibliográfico sobre a Psicologia vigotskiana, de modo que procuramos compreender as interfaces entre autores como Georges Politzer e outras contribuições com o pensamento vigotskiano que implicam a noção de unidade. Dentre as contribuições de outros autores como de Lewin foi possível compreender topologicamente a perezhivanie como um conceito, de modo que, os condicionantes como a unity (unidade do todo) e unit (unidade das partes) revelam os componentes contraditórios e muitas vezes antagônicos no processo de desenvolvimento da perezhivanie conceitual, daí a noção dramática ser fundante nos processos de manifestação humana.

Resultados:A compreensão da dinâmica dramática foi dada através da contextualização da obra de Vigotski e da compreensão da proposta de perezhivanie, de modo que conseguimos compreender a confluência da metodologia em relação com a proposta de perezhivanie, de modo que conseguimos por meio de princípios da psicologia topológica expor um diagrama que representa os condicionantes e unidades contidos na perezhivanie, além disso a confluência da psicologia de Vigotski com Politzer, ambos atentos as contradições sociais de seu tempo, bem como, críticos as tendências dicotômicas caracterizadas pelo objetivismo e subjetivismo, a solução consiste portanto, no entendimento dramático e não do processo a tradição hegemônica insiste em reproduzir.

Conclusões:O entendimento acerca da perezhivanie fez possível a compreensão de um método fecundo de entendimento da subjetividade, relacionado dialeticamente com a realidade e contradições do sistema social vigente.

Palavras-chave: Perezhivanie. Pensamento Vigotskiano. Drama.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador