DESEMPENHO AGRONÔMICO DE SOJA SOB INFLUÊNCIA DA PALHADA DE AVEIA PRETA

MEWES, Priscila Kasper1; ZIMPEL, Daiane Carolina 3; SCHNEIDER, Cristina Fernanda2;

Resumo

Introdução:Considerando que na Região Sul do país é muito utilizada a implantação da aveia preta (Avena strigosa) nas lavouras antecedendo a cultura da soja (Glycine max) como semeadura direta, pode-se verificar problemas de possíveis interações alelopáticas sobre as culturas em questão.

Objetivo:Estudar o desempenho agronômico da cultura da soja sob influência da palhada de aveia preta em diferentes estágios de dessecação.

Metodologia:O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental da PUCPR – Câmpus Toledo, PR no período de setembro de 2018 a março de 2019, sendo 6 tratamentos (0, 7, 14, 21, 28 e 35 dias após a dessecação - DAD), em delineamento de blocos casualizados com 4 repetições. Realizaram-se testes de porcentagem de emergência, altura de plantas, número de vagens por planta (NVP), número de grãos por planta (NGP), massa de mil grãos (MMG) e grau de umidade. Os resultados obtidos foram submetidos a análise de variância. Quando na existência de significância pelo teste F, os dados foram desdobrados pela análise de regressão polinomial a 5% de probabilidade, com o auxílio do software Sisvar.

Resultados:A semeadura realizada logo após a dessecação, dificultou a operação das máquinas, devido à grande quantidade de fitomassa da cobertura vegetal. A avaliação da emergência aos 14 DAD apresenta médias bem próximas, com a maior porcentagem sendo no tratamento 4. O grau de umidade foi utilizado para se avaliar de forma eficiente a massa de mil grão, cuja qual não obteve diferença significativa de acordo com a análise estatística. A avaliação da altura de plantas respondeu de maneira que, quanto mais longe o dia da semeadura em relação a dessecação, mais altas eram as plantas. O número de vagens por planta e número de grãos por planta de soja, submetidas a semeadura em diferentes dias após a dessecação de aveia preta, apresentaram significância ao teste de análise de variância, representando-se por meio de uma expressão quadrática, quase constante.

Conclusões:Os componentes de produção da soja são melhores quanto mais se afasta da dessecação da aveia preta, exceto no caso da massa de mil grãos que não se obteve diferença significativa.

Palavras-chave:Alelopatia. Avena strigosa. Glycine max. Dessecação.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador