MEDIÇÕES DE PROPRIEDADES RADIATIVAS COM MATERIAIS COM REFLETIVIDADE NA INTERFACE E COM ABSORÇÃO

VELLOSO, Mariana Gomes1; MOURA, Luis Mauro2;

Resumo

Introdução:Dentro do contexto atual, os materiais com estrutura porosa possuem diversas aplicações, em diversas áreas da engenharia, porém devido à alta complexidade é difícil encontrar material bibliográfico, dentro deste contexto tem sido desenvolvido na PUCPR/LST trabalhos relativos à determinação de propriedades termofísicas de materiais. Neste trabalho procura-se obter as propriedades radiativas de materiais semitransparentes onde o índice de reflação deve ser considerado. Com base no estudo da caracterização de propriedades radiativas de materiais que apresentem refletividade em suas interfaces, realizou-se medições espectrométricas em amostras de vidros transparentes, utilizando um espectrômetro PerkinElmer Spectrum 100 FT-IR & FT-NIR. Estes materiais possuem propriedades radiativas que apresentem refletividade em suas interfaces e que possuam um índice de absorção significativo, interferindo nas medições e por isso devem ser quantificados.

Objetivo:Este projeto tem como base o estudo da caracterização de propriedades radiativas de materiais que apresentem refletividade em suas interfaces e que possuam um índice de absorção significativo, interferindo nas medições. Objetivos específicos podem ser definidos em relação a implementação de procedimentos para a realização de experimentos e em seguida a análise numérica de identificação.

Metodologia:Primeiramente, realizou-se um estudo bibliográfico sobre o equipamento utilizado e as propriedades radiativas analisadas. Em seguida com a preparação das amostras, mediu-se os valores de energia refletida e transmitida das amostras, posteriormente implementou-se um modelo numérico para a identificação das propriedades de reflectividade, transmissividade e coeficiente de absorção. Por fim, comparou-se os resultados com a finalidade de validar a pesquisa.

Resultados:De acordo com os resultados obtidos, foi possível observar que as medições das amostras possuem erros decorrentes da calibração do espectrômetro e do acessório utilizado. Porém, ao realizar a comparação dos resultados obtidos com uma pesquisa semelhante, foi possível observar o mesmo comportamento das propriedades medidas.

Conclusões:Realizou-se a medição de reflexão e transmissão, utilizando um espectrômetro FTIR, após os dados coletados, elaborou-se um programa em python para o cálculo das propriedades. Com os resultados foi possível observar a dificuldade em encontrar pesquisas semelhantes a realizada, dessa forma, dificultando a validação dos resultados. Observou-se que a medição da amostra com 1 mm apresentou um resultado incoerente, pelo fato, possivelmente da calibração do equipamento que tem uma reflexão inferior a amostra medida. Porém, comparando os resultados obtidos com medições semelhantes é possível observar que os resultados apresentam coerência.

Palavras-chave:Propriedades radiativas. Refletância. Transmitância. Coeficiente de absorção. Espectrômetro FTIR

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador