OTIMIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS PARA ANÁLISE TÉRMICA DE GABINETES DE TELEFONIA

SOUZA, Renato Vinícius de1; MOURA, Luis Mauro2;

Resumo

Introdução:Gabinetes telefônicos são sujeitos a condições extremas de temperatura externa ao qual é adicionada a dissipação térmica de seus componentes eletrônicos. Esses gabinetes devem apresentar vedação adequada para evitar a entrada de elementos externos que venham a danificar os componentes internos. Além disso os gabinetes devem possuir sistemas de condicionamento de ar que permitam remover o calor gerado pelos componentes eletrônicos e mantê-los dentro de uma faixa de temperatura adequada para o seu bom funcionamento. Normalmente o sistema de condicionamento de ar nestes gabinetes é feito por sistemas de refrigeração de compressão de vapor, trocadores de calor ar-ar ou por ventilação forçada com filtros. A potência elétrica dissipada por elementos eletrônicos internos ao gabinete é convertida em calor e se o equipamento não for adequadamente arrefecido, o superaquecimento é consequência natural de seu uso. Como eletrônicos operam com mais eficiência se não estiverem expostos a partículas e poeira, é necessário conjugar um sistema de refrigeração ou arrefecimento bem dimensionado com uma vedação adequada.

Objetivo:Desenvolver a metodologia de testes dos gabinetes. Implementar um sistema de medição de dados no ambiente LabVIEW específico para as condições de testes de gabinetes telefônicos. Realizar ensaios em produtos de uma empresa parceira da PUCPR, procurando desenvolvê-los para melhorar a eficiência energética.

Metodologia:Nos testes conduzidos avaliou-se a capacidade de troca térmica dos gabinetes, verificando se estava dentro de uma faixa aceitável de operação se expostos a condições específicas. Utilizou-se um calorímetro para a realização de testes e foram posicionados termopares e resistências em locais estratégicos para simular o uso cotidiano dos equipamentos.

Resultados:Os testes foram requisitados por uma empresa parceira e os relatórios dos resultados enviados para que avaliem o perfil dos equipamentos e como pode-se melhorar sua eficiência térmica.

Conclusões:Todos os testes ocorreram perfeitamente e a capacidade de arrefecimento e refrigeração das cabines foram testados corretamente. O código genérico desenvolvido no LabVIEW supriu adequadamente as necessidades dos testes e com ele foi possível fazer o acompanhamento em tempo real das grandezas medidas. Foram enviados relatórios precisos a empresa parceira da PUCPR que requisitou os testes e eles trabalham para melhorar a eficiência energética de seus produtos testados.

Palavras-chave: Gabinete de telecomunicações. Eficiência térmica. Sistemas Térmicos. Eficiências Energética. Transferência de Calor.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador