AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0 NA MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO

SANTOS, Bruna Novaes dos1; DESCHAMPS, Fernando2;

Resumo

Introdução:Atualmente a busca por produção em massa de modo confiável e otimizado abre as portas para 4ª Revolução Industrial, a informatização e automação de processos adentram nas plantas fabris. Mas de que modo isso impacta nas empresas, em especial o setor de manutenção? Como a implementação de diferentes ferramentas trará ao setor melhorias de modo efetivo? Alguns resultados potenciais: a possível previsão total de falhas, aumentos na produtividade de maneira geral, redução de custos no setor, melhor desempenho de toda empresa.

Objetivo:Este projeto tem como objetivo analisar de qual forma as principais tecnologias associadas à Indústria 4.0 em especial a área de manutenção industrial influenciam na gestão da produção, promovendo pesquisas por meio de estudos de casos em empresas no setor metal/mecânica pré estabelecidas com diferentes tecnologias da Indústria 4.0 adotadas, analisando suas experiências e expectativas em relação à mesma buscando com isso gerar dados.

Metodologia:Para tal foi utilizado o protocolo previamente elaborado por Paulo Henrique Brunheroto em outro trabalho de Iniciação Científica, buscando elaborar um conjunto de orientações para auxiliar em futuras implementações nas empresas e até mesmo servir como base para outras pesquisas no campo.

Resultados:Em um primeiro momento, foi implementado o protocolo na plataforma online de gestão de processos Pipefy, dividindo o mesmo em coleta e análise de dados, onde grande parte trata-se de dados qualitativos que foram tratados e alinhados para que segundo momento os avaliadores possam julgar sua veracidade, por fim gerando avaliações sobre os mesmos. Na sequência, dois estudos de caso em empresas do setor metal-mecânico de Curitiba e região metropolitana foram desenvolvidos, de forma a coletar informações para avaliar o impacto da adoção de tecnologias dentro de um contexto de manutenção.

Conclusões:É possível verificar o sucesso em do projeto em relação à plataforma de coleta de dados, que apesar de existir dificuldades iniciais no que diz respeito à implementação do protocolo, após isso foi possível seguir com êxito a coleta e análise dos dados, que posteriormente podem ser usadso para pesquisas e base para empresas interessadas nessa oportunidade de inovação.

Palavras-chave: Indústria 4.0. Manutenção. Estudos de caso.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador