AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0 NO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

CRUZ, Nicolly Danielle de Lima da1; DESCHAMPS, Fernando2;

Resumo

Introdução:O termo Industria 4.0 surgiu em 2012 com base em um projeto do governo alemão que abordava a adoção de novas tecnologias de manufatura. Tais tecnologias seriam, primordialmente, responsáveis por promover uma maior integração do mundo físico com o mundo virtual. A partir deste momento, iniciou-se um novo período em que a tecnologia da informação e novas tecnologias de produção estariam sendo implementadas no setor industrial. Trabalhos abordando eta temática são voltados para as tecnologias utilizadas, mas não analisam o impacto que elas causam na gestão dos sistemas de produção.

Objetivo:Este trabalho tem o intuito de evidenciar como as principais tecnologias associadas à indústria 4.0 estão sendo aplicadas no planejamento e controle da produção em empresas do setor metal-mecânico da região de Curitiba, e investigar quais são os seus impactos.

Metodologia:Foram realizadas coletas de dados por meio de entrevistas e questionários que abordam as dimensões de mudança de Pettigrew, que compreende questões sobre contexto, processo e conteúdo, assim como suas interconexões, com o intuito de conduzir estudos de caso, os quais ocorreram em empresas que possuem o APS (Advanced Planning and Scheduling) e o ERP (Enterprise Resource Planning), a fim de proporcionar uma análise qualitativa dos dados.

Resultados:Na organização que opera o APS, constatou-se uma melhora significativa no processo produtivo, obtendo uma diminuição do estoque WIP (Work In Progress) e redução do lead-time, bem como a realização das entregas no tempo esperado. Contudo, observou-se que há módulos que a empresa não utiliza. O ERP, por se tratar de uma implementação realizada a pouco tempo na companhia, não teve todos seus aspectos bem explorados. Todavia, notou-se a efetivação do controle de produção, bem como a rastreabilidade que a fábrica necessitava.

Conclusões:Comparando os resultados obtidos com a teoria, constatou-se que as tecnologias atenderam seus propósitos dentro das expectativas das empresas, proporcionando um bom gerenciamento estratégico do negócio.

Palavras-chave: Indústria 4.0. Sistema de Planejamento Avançado. Planejamento e controle da produção. Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador